Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Recordista do Guinness ministra palestra em Glória de Dourados

16 Out 2009 - 06h47Por Demerval Nogueira / Fátima News

Carlos Henrique Ribeiro, recordista do Guinness World Records (GWR) passou por Glória de Dourados e ministrou palestras na E.M. Dois de Maio e E.M. Marinha do Brasil falando sobre a sua vida, força de vontade, preparação, determinação e luta incansável, com o objetivo de atingir um feito que poucos atingiram até o momento, ou seja, transformar-se em um recordista das duas rodas, pedalando Brasil afora, inclusive, diversos países da América do Sul. Ribeiro é recordista do Guinness World Records, após percorrer o maior percurso ciclístico de longa distância, ou seja, 38 mil quilômetros registrados através do GPS (Guiado Por Satélite), isto no decorrer de 16 de agosto de 2004 a dezembro de 2006, totalizando 10 meses pedalando, na soma geral. Em sua terra natal, Rincão/SP trabalhava na condição de pedreiro até que um dia, cansado do serviço sofrido decidiu mudar seu destino e partiu Brasil afora, com os pés nos pedais. Ribeiro afirma, “no começo as pessoas me criticavam, humilhavam, mandavam-me trabalhar, porém não desisti da minha nova caminhada”.

 

 

Atualmente, Ribeiro diz que já ultrapassou os 75 mil quilômetros. Já passou por todas as capitais e Estados brasileiros, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS). Visitou países vizinhos, dentre os quais, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Hoje, aos 45 anos, Ribeiro pedala patrocinado pela ‘Wizard’ e ministra palestras para estudantes em todos os quadrantes do país. Nesta caminhada sobre duas rodas o ciclista faz uma triste constatação a respeito das rodovias brasileiras. “São precárias, é muito asfalto sem acostamento, muito trânsito de caminhões pesados, buracos e grande número de acidentes”.

 

 

Falando sobre o nosso país, ele diz, “o Brasil em termos de cultura e gentileza é extraordinário! Conheci lugares que não imaginava existir; além da cultura; as praias; os modos e as diversidades existentes entre os povos”, atesta Ribeiro salientando ainda, “por onde passei, vi coisas maravilhosas, entretanto, vi também muita pobreza, principalmente no Nordeste. Nesta longa trajetória que percorri, classifico a região Amazônica como a mais bonita do país”.

 

 

Por estas andanças, Ribeiro fez muitas amizades, conheceu pessoas influentes, mas também se encontrou com o perigo e vivenciou momentos de aflições. Uma delas foi quando atravessava a Linha Vermelha (RJ), no exato momento em que acontecia um verdadeiro tiroteio entre policiais e traficantes. “Foi um pesadelo! Deram ordem para que eu voltasse e tive que esperar o fim do conflito, em Duque de Caxias”.

 

 

Ribeiro já foi destaque em diversos programas de rádio e TV. Em sua participação no programa do Carlos Massa – o ‘Ratinho’, ele declarou amor à ex-mulher, que não aceitou reativar o casamento. Ribeiro é separado, tem 5 filhos, 3 residem em Jardim/MS. Com o ‘não’ da ex-mulher em plena TV , resolveu continuar pedalando e disse, “quando eu resolver parar, pretendo montar uma bicicletaria na minha cidade natal, Rincão/SP, e continuar a vida”, disse.

 

 

Em Glória de Dourados, o ciclista ministrou palestra aos alunos das escolas Dois de Maio Polo e Marinha do Brasil, no transcorrer das palestras ele comentou sobre sua persistência, sua vocação, falou sobre a pobreza, as belezas do nosso país, respondeu vários questionamentos, enfim, vários temas úteis e interessantes foram destacados, com o objetivo de gerar opiniões e fomentar novas idéias através do corpo discente e docente das duas escolas municipais de Ensino Fundamental.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS