Menu
BANNER IMPRESSORAS
domingo, 14 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Recordista do Guinness ministra palestra em Glória de Dourados

16 Out 2009 - 06h47Por Demerval Nogueira / Fátima News

Carlos Henrique Ribeiro, recordista do Guinness World Records (GWR) passou por Glória de Dourados e ministrou palestras na E.M. Dois de Maio e E.M. Marinha do Brasil falando sobre a sua vida, força de vontade, preparação, determinação e luta incansável, com o objetivo de atingir um feito que poucos atingiram até o momento, ou seja, transformar-se em um recordista das duas rodas, pedalando Brasil afora, inclusive, diversos países da América do Sul. Ribeiro é recordista do Guinness World Records, após percorrer o maior percurso ciclístico de longa distância, ou seja, 38 mil quilômetros registrados através do GPS (Guiado Por Satélite), isto no decorrer de 16 de agosto de 2004 a dezembro de 2006, totalizando 10 meses pedalando, na soma geral. Em sua terra natal, Rincão/SP trabalhava na condição de pedreiro até que um dia, cansado do serviço sofrido decidiu mudar seu destino e partiu Brasil afora, com os pés nos pedais. Ribeiro afirma, “no começo as pessoas me criticavam, humilhavam, mandavam-me trabalhar, porém não desisti da minha nova caminhada”.

 

 

Atualmente, Ribeiro diz que já ultrapassou os 75 mil quilômetros. Já passou por todas as capitais e Estados brasileiros, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS). Visitou países vizinhos, dentre os quais, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Hoje, aos 45 anos, Ribeiro pedala patrocinado pela ‘Wizard’ e ministra palestras para estudantes em todos os quadrantes do país. Nesta caminhada sobre duas rodas o ciclista faz uma triste constatação a respeito das rodovias brasileiras. “São precárias, é muito asfalto sem acostamento, muito trânsito de caminhões pesados, buracos e grande número de acidentes”.

 

 

Falando sobre o nosso país, ele diz, “o Brasil em termos de cultura e gentileza é extraordinário! Conheci lugares que não imaginava existir; além da cultura; as praias; os modos e as diversidades existentes entre os povos”, atesta Ribeiro salientando ainda, “por onde passei, vi coisas maravilhosas, entretanto, vi também muita pobreza, principalmente no Nordeste. Nesta longa trajetória que percorri, classifico a região Amazônica como a mais bonita do país”.

 

 

Por estas andanças, Ribeiro fez muitas amizades, conheceu pessoas influentes, mas também se encontrou com o perigo e vivenciou momentos de aflições. Uma delas foi quando atravessava a Linha Vermelha (RJ), no exato momento em que acontecia um verdadeiro tiroteio entre policiais e traficantes. “Foi um pesadelo! Deram ordem para que eu voltasse e tive que esperar o fim do conflito, em Duque de Caxias”.

 

 

Ribeiro já foi destaque em diversos programas de rádio e TV. Em sua participação no programa do Carlos Massa – o ‘Ratinho’, ele declarou amor à ex-mulher, que não aceitou reativar o casamento. Ribeiro é separado, tem 5 filhos, 3 residem em Jardim/MS. Com o ‘não’ da ex-mulher em plena TV , resolveu continuar pedalando e disse, “quando eu resolver parar, pretendo montar uma bicicletaria na minha cidade natal, Rincão/SP, e continuar a vida”, disse.

 

 

Em Glória de Dourados, o ciclista ministrou palestra aos alunos das escolas Dois de Maio Polo e Marinha do Brasil, no transcorrer das palestras ele comentou sobre sua persistência, sua vocação, falou sobre a pobreza, as belezas do nosso país, respondeu vários questionamentos, enfim, vários temas úteis e interessantes foram destacados, com o objetivo de gerar opiniões e fomentar novas idéias através do corpo discente e docente das duas escolas municipais de Ensino Fundamental.

 

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas