Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Receita garante pagamento de restituições do IR

15 Out 2009 - 07h27Por Agência Brasil

A assessoria do Ministério da Fazenda confirmou há pouco que o ministro Guido Mantega determinou à Receita Federal que reforce os lotes de restituição do Imposto de Renda, em dezembro, para deixar o mínimo possível de resíduos para 2010. Apesar da liberação extra de recursos, alguns contribuintes não serão ressarcidos neste ano.

A alta na arrecadação nos próximos meses, ressaltou o ministério, permitirá ao governo intensificar os pagamentos no fim do ano. A expectativa do governo é que, a partir de outubro, a entrada de dinheiro nos cofres da União volte a subir, compensando a diminuição da arrecadação, em queda pelo décimo mês consecutivo.

De acordo com o ministério, um resíduo ficará para o próximo ano. As sobras de recursos, no entanto, serão maiores que em 2009 mais por causa do aumento na renda do brasileiro do que pela queda na arrecadação. Segundo a Fazenda, a renda mais alta em 2008 (ano-base das declarações do Imposto de Renda enviadas neste ano) aumentou o valor das restituições, assim como o dos resíduos.

Na quinta-feira da semana passada (8), Mantega admitiu que o governo está segurando as restituições por causa da diminuição na arrecadação, que teve queda real de 7,4% de janeiro a agosto de 2009, conforme os dados mais recentes divulgados pela Receita. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na sexta passada (9) que o governo não tem interesse em reter o Imposto de Renda.

Segundo levantamento da Agência Brasil divulgado na última segunda-feira (12), o volume de ressarcimentos de janeiro a outubro caiu 13,23% na comparação com o mesmo período de 2008. O valor passou de R$ 7,378 bilhões para R$ 6,402 bilhões.


Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança