Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Realidade econômica impulsiona a profissão do arquiteto

13 Jan 2011 - 09h40Por Assessoria

A realidade econômica brasileira tem favorecido a população a investir cada vez mais na casa própria. A indústria da construção civil tem se mostrado crescente nos últimos anos e promete ser promissora daqui pra frente com o forte investimento federal na infraestrutura em todo o país. Com isso, o mercado de trabalho para o arquiteto e urbanista será propenso no desenvolvimento das cidades e suas organizações, conforme explica a professora Cynara Tessoni Bono, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran.

Com um perfil em que alia criatividade, técnica e responsabilidade social, o arquiteto e urbanista, segundo Cynara Bono, é um profissional com diversificada inserção no mercado de trabalho dada a sua atuação em diferentes escalas. Sua função é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida da população. Para isso o profissional tem que levar em conta aspectos técnicos, históricos, culturais, estéticos e principalmente ambientais.

A professora ressalta que no primeiro ano da faculdade o aluno atua com teoria e prática. "As disciplinas são interdisciplinares o que favorece o aprendizado acadêmico", destaca Cynara Bono. Com formação profissional em cinco anos, aulas no período matutino, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran coloca os estudantes a desenvolver projetos de grande envergadura.

Ainda no primeiro ano da faculdade os alunos criam projetos de edificações com padrões em requisitos estéticos e técnicos. "É um curso que forma profissionais para a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade", comenta a professora, assinalando algumas das principais ações do curso: "No final de cada disciplina eles [alunos] têm que desenvolver projetos residenciais e comerciais, prédios conceituais, sobretudo tem a responsabilidade social de construir uma casa para doar a uma família carente", acrescenta.

Com ampla atuação no mercado, a arquitetura é uma carreira que une a formação artística e humana com a engenharia, a matemática e o cálculo. É uma profissão em que tanto a beleza quanto a utilidade são levadas em conta. Organizando o espaço e desenvolvendo novos desenhos e estruturas urbanas os arquitetos são de importância fundamental para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.


Vestibular - A entrada para o curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser garantida no dia 29 de janeiro, quando a Unigran aplicará o vestibular. As inscrições, no valor de R$ 25, estão abertas e vão até o dia 27, pelo site www.vestibularunigran.com.br. A Unigran oferece mais de 30 opções de cursos, sendo credenciada aos programas de bolsas ProUni e Fies.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar