Menu
SADER_FULL
quarta, 22 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Realidade econômica impulsiona a profissão do arquiteto

13 Jan 2011 - 09h40Por Assessoria

A realidade econômica brasileira tem favorecido a população a investir cada vez mais na casa própria. A indústria da construção civil tem se mostrado crescente nos últimos anos e promete ser promissora daqui pra frente com o forte investimento federal na infraestrutura em todo o país. Com isso, o mercado de trabalho para o arquiteto e urbanista será propenso no desenvolvimento das cidades e suas organizações, conforme explica a professora Cynara Tessoni Bono, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran.

Com um perfil em que alia criatividade, técnica e responsabilidade social, o arquiteto e urbanista, segundo Cynara Bono, é um profissional com diversificada inserção no mercado de trabalho dada a sua atuação em diferentes escalas. Sua função é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida da população. Para isso o profissional tem que levar em conta aspectos técnicos, históricos, culturais, estéticos e principalmente ambientais.

A professora ressalta que no primeiro ano da faculdade o aluno atua com teoria e prática. "As disciplinas são interdisciplinares o que favorece o aprendizado acadêmico", destaca Cynara Bono. Com formação profissional em cinco anos, aulas no período matutino, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran coloca os estudantes a desenvolver projetos de grande envergadura.

Ainda no primeiro ano da faculdade os alunos criam projetos de edificações com padrões em requisitos estéticos e técnicos. "É um curso que forma profissionais para a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade", comenta a professora, assinalando algumas das principais ações do curso: "No final de cada disciplina eles [alunos] têm que desenvolver projetos residenciais e comerciais, prédios conceituais, sobretudo tem a responsabilidade social de construir uma casa para doar a uma família carente", acrescenta.

Com ampla atuação no mercado, a arquitetura é uma carreira que une a formação artística e humana com a engenharia, a matemática e o cálculo. É uma profissão em que tanto a beleza quanto a utilidade são levadas em conta. Organizando o espaço e desenvolvendo novos desenhos e estruturas urbanas os arquitetos são de importância fundamental para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.


Vestibular - A entrada para o curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser garantida no dia 29 de janeiro, quando a Unigran aplicará o vestibular. As inscrições, no valor de R$ 25, estão abertas e vão até o dia 27, pelo site www.vestibularunigran.com.br. A Unigran oferece mais de 30 opções de cursos, sendo credenciada aos programas de bolsas ProUni e Fies.

Deixe seu Comentário

Leia Também

HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada
CARROS SEMINOVOS
Como fazer uma boa escolha de veículos seminovos
LUTO NA TV
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, vítima de câncer
EM DECLINIO
Covid-19: Brasil registra 21,2 milhões de casos e 590,7 mil mortes
TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda
SERPENTE
Rapaz de 18 anos é atacado por jararaca durante pescaria
TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas