Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Quebra no agronegócio também prejudica artesanato

30 Jun 2006 - 17h30

Os comerciantes que vendem artesanato à beira da BR-163 enfrentam a pior crise da história. As vendas, antes positivas, caíram vertiginosamente.
A queda no movimento está sendo notada desde o ano passado. A expectativa era por um natal de muitos lucros. Não foi o que aconteceu. A esperança de recuperação de mercado de janeiro a junho também acabou não dando certo.
Marlise Stelter é dona de uma loja de artesanato. Há 10 anos repete a mesma rotina. Arruma as peças com cuidado e fica a espera dos clientes, que nem sempre aparecem. “A situação nunca foi tão crítica. Antes, eu conseguia vender em mercadorias o equivalente a R$ 600 por dia. Agora, o montante dificilmente ultrapassa os R$ 35. Já ouvi falar de colegas que estão pensando em fechar as portas, caso a crise não passe”, lamenta.
A rodovia BR-163 é uma das mais importantes do Estado. Liga Dourados a Campo Grande. Por dia, centenas de carros seguem viagem através dela, sem contar com os caminhões. Apesar do fluxo, poucas pessoas se arriscam a estacionar e entrar numa loja. O representante comercial, Fábio Mendes, veio a Dourados a trabalho e no retorno a capital resolveu parar e comprar uma lembrancinha. “só comprei o que o dinheiro permitiu, ou seja, bem pouco”, defende.
Para o comerciante Rubens Brignolni, esse tipo de argumento é ouvido diariamente. “Os fregueses dizem que não têm dinheiro, portanto, a nossa falta de faturamento não é culpa deles. É culpa sim da crise do agronegócio. Nossa região é baseada na agricultura e na pecuária. Se esses setores vão mal, conseqüentemente diminui a circulação de dinheiro no mercado e nossas vendas despencam”, argumenta.
Uma outra comerciante, Eulenir Albertoni, alerta que os gastos são grandes e os ganhos mínimos, “o que dificulta e muito a nossa vida. Só para se ter uma idéia, no meu caso, por exemplo, que tenho funcionários registrados e alvará de funcionamento, a situação está quase insustentável. Recebemos a informação de que isso vai ser obrigatório daqui para frente. Tenho certeza de que muitos colegas não vão conseguir continuar trabalhando”.
Enquanto falta dinheiro no mercado, peças como esculturas em madeira dos animais pantaneiros, que são referências do Estado em todo Brasil, acabam encalhadas nas prateleiras.

 

 

 

Dourados Agora

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação