Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Quatro municípios do Estado receberão Empretec em 2007

20 Dez 2006 - 13h12

Os municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Nova Andradina foram contemplados para receber, em 2007, o Programa de Formação de Empreendedores (Empretec), oferecido pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul. O programa estimula as características empreendedoras do participante, possibilitando maior desempenho no planejamento empresarial, aumentando as chances de sucesso nos negócios e a competitividade no mercado.

 

Segundo o coordenador estadual do Empretec, Maki Lanzarini, os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda dos próprios empresários que estão em busca de capacitação para suas empresas. “O seminário utiliza uma metodologia que foca no desenvolvimento das características de um perfil empreendedor, que é uma das grandes exigências do mercado. Nosso objetivo é que haja uma mudança de comportamento, para que eles saiam do seminário com autoconfiança, tendo segurança nas suas decisões”, comenta.

 

O Empretec é um programa internacional desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e oferecido no Brasil pelo Sebrae, com carga horária de 80 horas/aula. É reconhecido em todo o mundo como um dos melhores programas de capacitação em empreendedorismo. “O seminário é uma opção para quem quiser desenvolver suas habilidades como empreendedor, já que combina aspectos comportamentais e exercícios práticos que visam o aperfeiçoamento das habilidades para criação e gestão de pequenos negócios”, afirma Maki.

 

No programa, a alteração na conduta empresarial é baseada, sobretudo, em 10 características de comportamento que são vistas como pontos fundamentais na personalidade do empreendedor: a iniciativa e busca de oportunidade, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, estabelecimento de metas, capacidade de planejar e monitorar ações, capacidade para buscar e utilizar informações, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança e exigência de qualidade e eficiência. “O programa reforça os pontos positivos e estimula a melhoria dos pontos fracos”, ressalta o coordenador.

 

O Empretec existe em mais de 60 países e no Brasil é executado pelo Sistema Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. Em Mato Grosso do Sul o programa foi lançado em 1996.  

 

Capacitação – Existem no Estado 2.145 empretecos, somente em 2006, o Sebrae realizou nove turmas do Empretec, com 211 participantes nas cidades de Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, sendo duas modalidades rurais e as demais urbanas. “Mais de 700 pessoas se inscreveram no seminário, 282 foram entrevistas, mas apenas 211 estavam mais preparadas para participarem”, explica.  

 

Para realizar o Empretec em 2006, o Sebrae contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Brasilândia, que proporcionou ao município a realização de dois seminários durante o ano. Em Dourados, a Associação Comercial, a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Jornal O Progresso, também apoiaram o seminário. Já em Três Legoas, contou com o apoio do Jornal do Povo, e em Campo Grande, do Jornal MS Shimbum.

 

Programação – O primeiro município a receber o seminário será Nova Andradina, no período de 24 de março a 1º de abril de 2007, através do Projeto Sebrae Por Perto. O município de Campo Grande vai receber duas turmas, uma de 14 a 22 de abril, e de 21 a 29 de julho. Em Corumbá o treinamento está previsto para acontecer de 18 a 26 de agosto, e em Dourados, de 11 a 19 de agosto.

 

Inscrição – Os interessados em participarem do Empretec podem preencher a ficha de inscrição através do site do Sebrae em Mato Grosso do Sul, no link: http://www.ms.sebrae.com.br/empretec/. Depois de preenchida, a ficha deve ser enviada para o e-mail do Programa: empretec@ms.sebrae.com.br. As informações podem ser obtidas através do telefone de Teleatendimento do Sebrae 0800-703-5511.

 

 

 

Fátima News

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro