Menu
SADER_FULL
sábado, 24 de julho de 2021
Busca
Brasil

Quase 40% dos jovens da zona rural são analfabetos

28 Jul 2010 - 07h14Por
Quase 40% da população de entre 16 e 32 anos que vive e trabalha na zona rural é analfabeta, disse nesta terça-feira a Confederação Nacional de Trabalhadores da Agricultura (Contag). Segundo a secretária de juventude do sindicato, Maria Elenice Anastácio, citada pela Agência Brasil, o analfabetismo afeta três milhões dos quase oito milhões de brasileiros desta faixa etária e que trabalham no campo.

Maria Elenice diz que o número seria ainda maior se fossem somados os jovens que residem em pequenos núcleos urbanos e vivem de atividades econômicas relacionadas ao campo. Segundo ela, a falta de serviços e centros educativos na zona rural está por trás da falta de formação dos jovens empregados no setor agrário.

"O trabalhador rural tem que buscar a cidade para ter acesso à saúde, à informação e à escola. Mas como vão pegar um transporte precário para estudar na cidade se estão cansados do trabalho exaustivo?", perguntou Maria Elenice. A coordenadora do curso de Licenciatura em
Educação no Campo da Universidade de Brasília (UnB), Mônica Molina, apontou a falta de escolas no campo como causa essencial da falta de formação para a população rural.

"O interesse em estudar existe. Hoje, o trabalhador dá mais importância ao estudo do que em gerações anteriores", disse Mônica à Agência Brasil. Segundo ela, a partir da quinta série do Ensino Fundamental, é difícil encontrar turmas no meio rural, e por isso muitos acabam desistindo de estudar.

Mônica acrescentou que aproximadamente 70% das escolas rurais oferecem turmas da primeira até a quarta séries do Ensino Fundamental, enquanto apenas 4% têm turmas de Ensino Médio. De acordo com Mônica, poucos alunos continuam estudando após os primeiros anos de escolarização, o que somado ao absentismo e aos "recursos didáticos escassos" leva a elevados graus de analfabetismo funcional.

"Sem acesso à escolarização correta na idade apropriada, o jovem acaba perdendo a condição de ler e interpretar após alguns anos", declarou. Segundo Mônica, entre 2005 e 2007, oito mil escolas rurais foram fechadas no país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
TRAGÉDIA NO RIO
Barco vira com nove pessoas matando 3 crianças e 3 adultos
REVOLTA
Mulher tem parte do rosto destruído por ataque de pitbull sem coleira; assista
FLAGRA
Vigilante descobre traição e mata amante da esposa com 3 tiros
SOB INVESTIGAÇÃO
"Te achei!", gritou suspeito antes de matar jovem de 16 anos com 10 tiros
CRIME PASSIONAL
Homem mata a ex-mulher e atira contra a própria cabeça