Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 29 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Quase 40% dos jovens da zona rural são analfabetos

28 Jul 2010 - 07h14Por
Quase 40% da população de entre 16 e 32 anos que vive e trabalha na zona rural é analfabeta, disse nesta terça-feira a Confederação Nacional de Trabalhadores da Agricultura (Contag). Segundo a secretária de juventude do sindicato, Maria Elenice Anastácio, citada pela Agência Brasil, o analfabetismo afeta três milhões dos quase oito milhões de brasileiros desta faixa etária e que trabalham no campo.

Maria Elenice diz que o número seria ainda maior se fossem somados os jovens que residem em pequenos núcleos urbanos e vivem de atividades econômicas relacionadas ao campo. Segundo ela, a falta de serviços e centros educativos na zona rural está por trás da falta de formação dos jovens empregados no setor agrário.

"O trabalhador rural tem que buscar a cidade para ter acesso à saúde, à informação e à escola. Mas como vão pegar um transporte precário para estudar na cidade se estão cansados do trabalho exaustivo?", perguntou Maria Elenice. A coordenadora do curso de Licenciatura em
Educação no Campo da Universidade de Brasília (UnB), Mônica Molina, apontou a falta de escolas no campo como causa essencial da falta de formação para a população rural.

"O interesse em estudar existe. Hoje, o trabalhador dá mais importância ao estudo do que em gerações anteriores", disse Mônica à Agência Brasil. Segundo ela, a partir da quinta série do Ensino Fundamental, é difícil encontrar turmas no meio rural, e por isso muitos acabam desistindo de estudar.

Mônica acrescentou que aproximadamente 70% das escolas rurais oferecem turmas da primeira até a quarta séries do Ensino Fundamental, enquanto apenas 4% têm turmas de Ensino Médio. De acordo com Mônica, poucos alunos continuam estudando após os primeiros anos de escolarização, o que somado ao absentismo e aos "recursos didáticos escassos" leva a elevados graus de analfabetismo funcional.

"Sem acesso à escolarização correta na idade apropriada, o jovem acaba perdendo a condição de ler e interpretar após alguns anos", declarou. Segundo Mônica, entre 2005 e 2007, oito mil escolas rurais foram fechadas no país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

+ CONSUMO
Intenção de consumo das famílias volta a crescer após cinco quedas
Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19