Cerca de 2 mil integrantes de movimentos de sem-terra ocuparam nesta manhã a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia, em Salvador. Os manifestantes, coordenados pelos grupos Movimento de Luta pela Terra (MLT) e Luta Camponesa, reivindicam principalmente a liberação de mais recursos para reforma agrária no Estado e melhorias na assistência técnica nos assentamentos. Uma pauta foi entregue ao superintendente do Incra na Bahia, Luiz Gugé, ainda durante a manhã.
A manifestação faz parte do chamado Abril Vermelho, quando os sem-terra lembram o episódio que ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás (PA), quando 19 trabalhadores rurais foram assassinados, em 17 de abril de 1996.
Já o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou hoje que seus integrantes ocuparam 32 fazendas no Estado desde o início do mês - 11 delas apenas no extremo sul, berço do movimento na Bahia. Segundo os dirigentes do grupo, a intenção é ocupar mais 18 até o dia 17, quando completam 15 anos do episódio ocorrido no Pará. O MST cobra mais rapidez na desapropriação de terras supostamente improdutivas no Estado. Segundo o movimento, há cerca de 20 mil famílias ocupando acampamentos na Bahia.
O secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, organizou uma comissão para negociar com os manifestantes. Fazem parte o superintendente de Agricultura Familiar, Wilson Dias, o diretor de Pecuária da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Elionaldo Teles, e o coordenador de Desenvolvimento Agrário, Luis Anselmo de Souza, que vão negociar com as lideranças dos movimentos junto com o secretário de Relações Institucionais, Paulo César Lisboa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?

Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar

Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
