Ao analisar amostras populacionais da região metropolitana de São Paulo ao longo de três décadas, pesquisadores da Divisão de Medicina e Biologia do Sono, do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, concluíram que há uma tendência ao aumento de queixas relacionadas ao sono. Segundo o artigo publicado por Rogério Santos-Silva e colegas na Sleep Medicine em junho deste ano, 1.000 indivíduos adultos participaram da pesquisa em 1987 e 1995 e 1.101 em 2007.
Os autores contam no artigo que nos três períodos analisados foi utilizada a mesma técnica para obter amostragens representativas dos habitantes de São Paulo com relação ao gênero, idade (20 a 80 anos) e status socioeconômico. Nos três momentos, os pesquisadores ministraram o questionário do sono da Unifesp presencialmente aos participantes.
Os resultados revelaram que, em média 13,9%, 19,15% e 25% dos participantes apresentavam dificuldades para iniciar o sono em 1987, 1995 e 2007, respectivamente. Dificuldade de manutenção do sono foi relatada por 15,8% dos participantes em 1987, por 27,6% em 1995 e por 36,5% em 2007. Já a proporção de indivíduos que passou a acordar de manhã cedo aumentou ao longo dos anos, sendo que esse aumento foi maior entre as mulheres. Os pesquisadores destacam ainda na publicação que ronco habitual foi a queixa mais comum em todos os anos, sendo mais frequente entre homens. Os autores afirmam que em 2007 queixas de pesadelos, bruxismo, cãibras e sonambulismo foram significativamente maiores do que nos outros anos analisados.
Para o grupo de pesquisa, as tendências apontadas pelo estudo deveriam ser consideradas um problema de saúde pública. Além disso, segundo os cientistas, elas mostram a necessidade do desenvolvimento de estratégias de atenção à saúde e educacionais que forneçam informações à população sobre os distúrbios do sono e suas consequências.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede de Rosária Fernandes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Sucesso de público e emoção: Dia dos Namorados encanta casais no Hotel e Restaurante Na Chácara

EXPORAMA 2025 abre hoje com Rodeio em Touros e Laço Comprido em comemoração aos 60 anos de Culturama

Veja as 6 galerias de fotos e relembre os momentos memoráveis do aniversário de 15 anos de Ana Lívia
