Menu
SADER_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Qualidade de crédito do consumidor atinge pior nível desde 2007

20 Out 2009 - 09h01Por Folha Online

A qualidade do crédito dos consumidores piorou no terceiro trimestre deste ano, apontou o Indicador Serasa Experian de Qualidade de Crédito do Consumidor. O índice, divulgado hoje, registrou queda de 0,8% no período, em relação ao trimestre imediatamente anterior, para 78,2 --o menor valor de toda a série histórica iniciada em 2007.

O indicador avalia em uma escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do consumidor --quanto maior, melhor a qualidade de crédito, portanto menor é a probabilidade de inadimplência.

A queda na qualidade de crédito do consumidor verificada nos últimos dois trimestres se deve, segundo a Serasa, a dois fatores: os efeitos da crise financeira internacional sobre a situação patrimonial das famílias --especialmente no que diz respeito às condições do mercado do trabalho-- e crescimento mais rápido do endividamento que o da massa real de salários.

A Serasa destaca que a taxa de desemprego média deste ano até agosto ainda está acima da média verificada no ano passado --8,6% de janeiro a agosto de 2009 frente a 8,2% observada no mesmo período de 2008, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sobre o endividamento, a Serasa explica que a massa nominal de salários cresceu apenas 3,9%, enquanto o saldo dos empréstimos bancários concedidos às pessoas físicas expandiu-se 12,6%, segundo dados do Banco Central. "No ano passado tal descompasso também se verificou com o crédito crescendo 25,1% contra 13,7% da massa de rendimentos", diz a empresa, em um comunicado.

Esse avanço do endividamento frente à massa de rendimentos "contribui para elevar o risco sistêmico de crédito devendo, inclusive, determinar, ao longo dos próximos meses, um arrefecimento no ritmo mensal de concessões reais de crédito às pessoas físicas", diz o comunicado.

Leia Também

BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG