Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Puccinelli busca financiamento chinês para Mato Grosso do Sul

20 Out 2009 - 15h03Por Notícias.MS

Depois de amplo encontro na embaixada brasileira em Pequim com o embaixador Clodoaldo Hugueney Filho e equipe, o governador André Puccinelli reuniu-se hje (20), com a diretoria do The Export-Import Banco da China, para apresentar as oportunidades de investimento no Estado e avaliar as condições de financiamento chinês para a infraestrutura estadual.

 

 

O governador, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, e empresários do Estado, foi ouvido por mais de 40 minutos pela diretoria do banco, liderada pelo vice-presidente executivo, Liu Liange. Puccinelli entregou relatórios ilustrados, CD e DVDs em língua inglesa e chinesa destacando as potencialidades econômicas de Mato Grosso do Sul, especialmente no que tange à industrialização da produção agropecuária, exploração das reservas minerais e melhoria da infraestrutura logística.

 

 

Liange agradeceu a visita. Destacou a importância deste primeiro contato com o banco e destacou um de seus dois gerentes para a América do Sul para conduzir os próximos entendimentos e analisar os projetos do governo de Mato Grosso do Sul, assim como da iniciativa privada. O The Export-Import Banco da China está abrindo uma filial no Brasil e os diretores acharam importante este relacionamento com o governo do Estado iniciado pelo governador.

 

 

O material de divulgação de Mato Grosso do Sul foi avaliado positivamente porque serve para informar os executivos chineses sobre a realidade de um Estado que pode incorporar até 10 milhões de hectares ao processo produtivo, tem vastas reservas minerais, um grande potencial hidrelétrico e inúmeras outras oportunidades de negócios.

 

 

Na hora certa

 

A visita da comitiva de Mato Grosso do Sul à China ocorre na hora certa, disse o embaixador brasileiro em Pequim, Clodoaldo Hugueney Filho, garantindo que as relações entre a China e o Brasil entram em um processo de estreitamento, tanto na esfera política, como na área comercial.

 

 

Hoje a China é o principal parceiro comercial do Brasil, tendo superado os Estados Unidos no primeiro semestre deste ano, com negócios bilaterais de 17,2 bilhões de dólares. Depois da recente visita do presidente Lula ao país, uma comissão foi formada para definir um programa de negócios para os próximos cinco anos em todas as áreas de interesse dos dois países.

 

 

A Embaixada brasileira em Pequim está à frente dos entendimentos, com avanços significativos, como a liberação das exportações da carne de frango. A próxima luta que já está em curso é a abertura das exportações de carne brasileira para a China.

 

 

Apesar de ser um regime político de partido único, a China trabalha com a orientação de internacionalização de suas empresas, o que vem ao encontro do interesse de Mato Grosso do Sul de atrair investidores chineses. O embaixador diz que o país é próspero, tem dinheiro para investir e está aberto a novos negócios. Hugueney Filho, que tem familiares em Campo Grande e o título honorário de cidadão de Mato Grosso do Sul, demonstrou grande interesse em apoiar os esforços do governo Estado para desenvolver o Estado. Outros governadores estão fazendo o mesmo, o que o embaixador considera correto.

 

 

Apoio da da CCIBC

 

A agenda de contatos da comitiva de Mato Grosso do Sul na China está sendo coordenada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), entidade que desde 1986 patrocina eventos, missões e rodadas de negócios que aumentem e fortaleçam o aumento do comércio e dos investimentos entre os dois paises.

 

 

O governador disse que o objetivo da visita à China é divulgar as potencialidades que Mato Grosso do Sul oferece para quem deseja investimento produtivo rentável. “Hoje a economia é globalizada, e a China é o maior importador de Mato Grosso do Sul com 18% de tudo que vendemos para o exterior. Este é o País que mais cresce no mundo e nós temos que nos apresentar a eles”, garantiu.

 

 

A visita à China que começou na manhã desta terça-feira (a comitiva chegou às 17h de segunda-feira (19)), estende-se ao estado de Jiangxi, que assinará protocolo de Estado-irmão de Mato Grosso do Sul. Puccinelli visita  Shangai e Hefei, tendo agendada diversas reuniões com autoridades e empresários.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda