Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Publicação traça perfil atual e futuro da juventude brasileira

25 Jan 2010 - 17h30Por www.unfpa.org.br

 
Menor participação relativa no mercado de trabalho, maior escolaridade, pouco avanço na redução da mortalidade causada por fatores externos, como violência e acidentes.

Este é o cenário para a juventude brasileira dos próximos 20 anos, apontado pelo livro

“A juventude brasileira no contexto atual e em cenário futuro”, lançado na última sexta-feira (22) em Brasília.

A publicação,  apoiada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Caixa Seguros, a Secretaria Nacional de Juventude e a Universidade de Brasília, traz uma coletânea de cinco textos  que traçam um panorama geral da juventude no Brasil hoje e em cenário prospectivo que cobre o período 2006-2030.

A publicação traz duas grandes contribuições, entre outras:  a apresentação de cenários futuros e a análise feita em nível de Região Metropolitana, com dados das nove maiores Regiões Metropolitanas e quatro municípios de capitais – Brasília, Goiânia, Manaus e Teresina.

Segundo a publicação, a População em Idade Ativa (PIA, definida pelo IBGE como a população com idade acima de 10 anos) continuará crescendo nas próximas décadas, passando de 53 milhões de pessoas em 2006 para 56,6 milhões em 2030.

Por outro lado, a participação de jovens de 15 a 24 anos nesse universo cairá de 21,5% para 14,3% no mesmo período,

Hoje são necessários 1 milhão e 500 mil novos postos de trabalho todos os anos para absorver as pessoas que buscam o primeiro emprego.

A redução da proporção de jovens na população ativa resulta, entre outros fatores,  da redução projetada de 18,3% no total de jovens na população brasileira até 2030.

Essa queda deverá ser mais expressiva nas Regiões Metropolitanas de Brasília e Goiânia: a expectativa é que a redução percentual de jovens entre 2006 e 2020 na capital do país seja de 30%, enquanto em Goiânia esse número chegará a 31,2%.

O cenário mais otimista para a educação sugere que o número de jovens analfabetos  entre 15 e 24 anos em Regiões Metropolitanas (aproximadamente 133 mil em 2006) poderá cair entre 28% e 83,5% até 2030,  resultando em uma taxa de analfabetismo praticamente nula; outros indicadores educacionais também sugerem resultados positivos.

Há expectativa de maior igualdade de gêneros no mercado de trabalho, resultado da maior escolarização das mulheres que já ocorre atualmente.

A análise do contexto atual indica que os jovens, parcela da população brasileira formada por 34,7 milhões de pessoas (IBGE, 2006), necessitam de políticas públicas específicas e contínuas: se, por um lado, estão mais providos de meios de acesso ao sistema de saúde, por outro encontram-se mais vulneráveis e expostos à gravidez precoce e à infecção pelo HIV/AIDS.

O mesmo ocorre na educação, onde o acesso à universidade aumentou, mas em nível ainda insuficiente, beneficiando menos da metade da população jovem potencial.

Apesar do envelhecimento da população, tendência mundialmente observada, o mundo ainda conta com um enorme potencial de jovens: aproximadamente mais de um bilhão de pessoas entre 15 e 24 anos, a maior geração jovem da história da humanidade.

A publicação aponta essa “oportunidade de mudança” e defende ações voltadas para os jovens para que as expectativas pessoais e sociais dessa parcela da população sejam concretizadas.

De acordo com A Representante Auxiliar do UNFPA, Taís de Freitas Santos, “o livro tem como objetivo principal subsidiar a formulação de políticas e ações voltadas para a juventude”.

Segundo o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, um dos maiores desafios é mostrar que a juventude é um segmento social e que os jovens não são apenas sujeitos de direitos, mas agentes do projeto de desenvolvimento do país. E, por isso, a importância de uma política permanente para essas pessoas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril