Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

PTB vai exigir de volta os cargos de Picarelli e Magali

29 Mar 2007 - 13h00

O PTB vai à Justiça Eleitoral exigir de volta os cargos do deputado estadual Maurício Picarelli e de sua esposa, a vereadora de Campo Grande, Magali Picarelli. A decisão foi comunicada pelo presidente regional do partido, Antonio João Hugo Rodrigues, e tem por base a resposta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, consultado pelo PFL (atual Democratas), decidiu no fim da noite de anteontem que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos.

Assim, candidato que trocou de partido após as eleições poderá ter que devolver o cargo se as legendas pelas quais foram eleitos entrarem na Justiça requerendo as vagas.

Eleito pelo PTB, Picarelli mudou para o PMDB antes mesmo da posse na Assembléia Legislativa. Magali também se tornou peemedebistas. "O PTB quer o que é do partido por direito. Na verdade, o Picarelli e a Magali nunca foram petebistas", disse Antonio João, afirmando que o casal já fazia campanha para o então candidato a governador André Puccinelli (PMDB) antes mesmo de saírem do PTB. "Eles já estavam operando para o André ainda na campanha. Eles usaram a estrutura do PTB, os recursos do partido, material de campanha e trabalhavam para o André. Não sei por quantos dinheiros o Picarelli se vendeu para o André, mas esta decisão do TSE é o prêmio justo para quem é traíra", disse o presidente regional.

Caso Picarelli e Magali percam os mandatos, eles serão substituídos pelos suplentes Cabo Almi (PT) Jamal Salem (PTB), respectivamente.

A decisão do TSE também poderá atingir os deputados Márcio Fernandes e Professor Rinaldo. Os dois foram eleitos pelo PRTB e PTdoB, respectivamente, e iniciaram seus mandatos filiados ao PSDB.

O presidente do PRTB, Mirched Jaffar Júnior, não foi encontrado para falar sobre o assunto. Já o presidente regional do PTdoB, Morivaldo Firmino de Oliveira, adiantou que o partido não pretende pedir o mandato de Rinaldo de volta. "Não recebemos nenhuma orientação da direção nacional. Além disto, o Rinaldo é muito amigo do partido".

A decisão do TSE provocou polêmica na Assembléia Legislativa. "Eu concordo plenamente com o TSE. Muito deputado eleito como oposição inicia a legislatura como situação. Já que o Congresso não vota a reforma política, o TSE está fazendo isto", disse Pedro Kemp (PT).

Marquinhos Trad (PMDB) avalia que, se Picarelli ficar sem o cargo, o partido não vai sofrer com uma vaga a menos na Casa. "Quem perde não é o partido. Quem perde é o homem que pediu voto em uma legenda e depois muda de sigla".

Favorável à decisão do tribunal, o presidente da Assembléia, Jerson Domingos (PMDB), disse que a Casa só pode se manifestar quando o Judiciário determinar a devolução dos cargos.

 

 

Conjuntura Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados