Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

PT tenta trazer Dilma para reunião partidária em dezembro em MS

30 Out 2009 - 13h00Por Mídia Max

Em entrevista hoje pela manhã, durante o lançamento da obra da Orla Morena, em Campo Grande, o senador Delcídio do Amaral revelou que o partido tenta trazer a ministra Dilma Rousseff para evento na Capital ainda neste ano. O PT tenta organizar uma “reunião ampla” para o dia 13 de dezembro, e o senador já fez contatos com a assessoria da ministra tentando agendar sua vinda.

Dilma viria como militante do partido em agenda exclusivamente política. A presença da ministra representaria uma overdose de motivação nos filiados, que têm pela frente uma batalha difícil no ano que vem: a tentativa de retomar o governo do Estado.

Entretanto, a aparição de Dilma ao lado do pré-candidato petista Zeca poderia significar o rompimento definitivo com o PMDB no Estado. O governador André Puccinelli, candidato à reeleição, exige que o PT retire a candidatura ao governo para dar seu apoio à ministra. Caso contrário, o PMDB de Mato Grosso do Sul ameaça votar contra a aliança nacional com o PT na convenção do partido, que acontece em junho.

A ministra Dilma Rousseff tem assumido cada vez mais a pose de candidata em suas viagens oficiais, a despeito de continuar firme no posto chave do governo Lula. A oposição faz duras críticas de uso indevido da máquina pública, acusa tanto o presidente Lula quanto a ministra de inventar agendas para disfarçar compromissos estritamente políticos.

Delcídio defende essa postura da ministra, acha que ela deve, sim, permanecer no cargo até o último dia permitido por lei (abril do ano que vem), e paralelamente tratar, também, da organização de sua campanha.

O senador sugere que Dilma escolha uma comissão para tratar da candidatura, composta por agentes políticos do PT e dos partidos que já declararam apoio à ministra (casos do PMDB e do PDT), e também por publicitários e demais profissionais cuja experiência vá somar na organização da campanha.

Lula

Já sobre a possibilidade da vinda de Lula ao Estado em janeiro do ano que vem, como querem os deputados federais Antônio Carlos Biffi e Vander Loubet, Delcídio acha pouco provável. Até porque, em janeiro é mês de férias das autoridades (assim como de boa parte das classes média e alta brasileiras).

Mas o senador não descarta a vinda do presidente em outra data, para agenda mais ampla que a proposta por Vander e Biffi (restrita ao setor da Educação, com visitas à Escola Técnica de Nova Andradina e à Universidade Federal da Grande Dourados).

Delcídio disse que foi consultado pela assessoria do presidente sobre a implantação da rede de coleta de esgoto de Bonito, que abrange 100% das moradias. O gabinete da Presidência solicitou informações sobre a obra, feita com recursos federais, e Delcídio vê no gesto o interesse do presidente de estar presente na entrega.

Zeca

O senador falou também sobre a pré-candidatura de Zeca do PT. O ex-governador tem resistido aos pedidos de oficializar logo a condição de pré-candidato, em ato público, dizendo que há tempo para isso. Delcídio acha que seria o ideal Zeca assumir definitivamente o figurino de candidato, até para fazer cessar os boatos de que ele não vá concorrer ao governo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS