Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

PT escolhe neste domingo nova cúpula do partido durante convenção

21 Nov 2009 - 08h25Por Folha Online

Petistas de todo o país vão eleger no próximo domingo os novos presidentes nacional, estaduais e municipais do partido para os próximos dois anos. O principal desafio do sucessor do atual presidente nacional, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), é comandar as eleições presidenciais em 2010.

Neste PED (Processo de Eleição Direta) concorrem seis candidatos a presidente nacional: Markus Sokol, da corrente O Trabalho; Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda; José Eduardo Cardozo, da Mensagem ao Partido; Geraldo Magela, da Movimento PT; José Eduardo Dutra, da Construindo um Novo Brasil; e Serge Goulart, da Esquerda Marxista.

Os petistas também vão escolher os integrantes dos diretórios nacional, estaduais, municipais e, onde houver, também os zonais --nos casos de grandes cidades, como São Paulo, onde são escolhidos os diretórios por região.

Oito chapas disputam o Diretório Nacional: Terra, Trabalho e Soberania; Esquerda Socialista; Contraponto; Partido para Todos; Movimento: Partido para Todos; Mensagem ao Partido; Virar à Esquerda e O Partido que Muda o Brasil.

Pelas regras do partido, será considerado eleito o candidato a presidente que receber 50% dos votos válidos mais um. Se não houver vitória no primeiro turno, o partido realiza um novo pleito.

Já a composição dos diretórios é de acordo com o número de votos que a chapa receber. Por exemplo, se uma chapa recebe 30% dos votos válidos, terá 30% das cadeiras do diretório. O Diretório Nacional, por exemplo, é composto por 81 membros.

Atualmente, o PT tem cerca de 1,3 milhão de petistas aptos a votar em todo o país --os que se filiaram até 22 de novembro de 2008 e que estão em dia com sua contribuição partidária: R$ 15 por ano para quem não tem cargo público.

Porém, como o voto não é obrigatório, o partido não fez ainda uma estimativa de quantos petistas devem votar no PED deste ano. Em 2007, cerca de 326 mil petistas votaram em todo o país.

 

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça