Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

PT escolhe neste domingo nova cúpula do partido durante convenção

21 Nov 2009 - 08h25Por Folha Online

Petistas de todo o país vão eleger no próximo domingo os novos presidentes nacional, estaduais e municipais do partido para os próximos dois anos. O principal desafio do sucessor do atual presidente nacional, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), é comandar as eleições presidenciais em 2010.

Neste PED (Processo de Eleição Direta) concorrem seis candidatos a presidente nacional: Markus Sokol, da corrente O Trabalho; Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda; José Eduardo Cardozo, da Mensagem ao Partido; Geraldo Magela, da Movimento PT; José Eduardo Dutra, da Construindo um Novo Brasil; e Serge Goulart, da Esquerda Marxista.

Os petistas também vão escolher os integrantes dos diretórios nacional, estaduais, municipais e, onde houver, também os zonais --nos casos de grandes cidades, como São Paulo, onde são escolhidos os diretórios por região.

Oito chapas disputam o Diretório Nacional: Terra, Trabalho e Soberania; Esquerda Socialista; Contraponto; Partido para Todos; Movimento: Partido para Todos; Mensagem ao Partido; Virar à Esquerda e O Partido que Muda o Brasil.

Pelas regras do partido, será considerado eleito o candidato a presidente que receber 50% dos votos válidos mais um. Se não houver vitória no primeiro turno, o partido realiza um novo pleito.

Já a composição dos diretórios é de acordo com o número de votos que a chapa receber. Por exemplo, se uma chapa recebe 30% dos votos válidos, terá 30% das cadeiras do diretório. O Diretório Nacional, por exemplo, é composto por 81 membros.

Atualmente, o PT tem cerca de 1,3 milhão de petistas aptos a votar em todo o país --os que se filiaram até 22 de novembro de 2008 e que estão em dia com sua contribuição partidária: R$ 15 por ano para quem não tem cargo público.

Porém, como o voto não é obrigatório, o partido não fez ainda uma estimativa de quantos petistas devem votar no PED deste ano. Em 2007, cerca de 326 mil petistas votaram em todo o país.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego