Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

PSDB tenta novo depoimento de Lina no Senado

19 Out 2009 - 17h34Por G1

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), vai apresentar nesta semana um requerimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para que a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira preste depoimento sobre um encontro que afirma ter tido com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). A volta de Lina se justificaria porque a ex-secretária teria encontrado uma agenda que confirmaria a reunião. A data do encontro com Dilma seria 9 de outubro de 2008.


Virgílio pretende protocolar o requerimento ainda nesta segunda-feira (19), mas como não está em Brasília o ato só acontecerá se for possível realizar a assinatura eletrônica. Por isso, existe a possibilidade de o protocolo ficar para terça-feira (20). A intenção do tucano é que o requerimento seja votado já na quarta-feira (21).

“É um fato. Ela disse que achou a agenda que não estava localizando. Não vejo nada de mais em princípio entre uma pessoa que coordena o governo e uma das principais pessoas, que era a secretária da Receita, se encontrarem. Mas como a ministra diz que não houve o encontro, é necessário investigar se houve a pressão política”, disse Virgílio ao G1.

A pressão a que se refere o tucano diz respeito a uma afirmação de Lina. A ex-secretária da Receita diz ter ouvido da ministra um pedido para “agilizar” as investigações contra Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega o encontro e o pedido. No depoimento anterior na comissão, Lina negou que tivesse se sentido pressionada pela ministra, mas reiterou que o pedido aconteceu.

O vice-líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), diz acreditar na versão da ex-secretária. “Está ficando com a marca registrada do governo a mentira como arma para blindagem das suas irregularidades. Não é a primeira vez que acontece com a ministra Dilma”.

Para Dias, com a agenda confirmando a existência do encontro, a oposição deve se focar no objetivo do pedido que teria sido feito pela ministra. “O que ficou em segundo plano foi objetivo da ministra. Nós nos concentramos na mentira e esquecemos o objetivo, se era para agilizar para punir ou para livrar, essa resposta não foi dada”.

O requerimento de convite a Lina precisa ser aprovado pela CCJ. Mesmo após a aprovação, a presença não é garantida porque a ex-secretária poderá decidir não comparecer.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis