Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

PSDB se juntará ao PT na Assembléia caso André refugue Serra

12 Mar 2010 - 17h54Por Conjuntura

A bancada do PSDB pode se juntar a do PT na Assembléia Legislativa caso o governador André Puccinelli (PMDB) refugue a candidatura de seu colega de São Paulo, José Serra (PSDB), para apoiar a ministra Dilma Roussef (Casa Civil) à Presidência da República nas eleições de outubro.

A retaliação foi insinuada pelo deputado estadual e presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja, em entrevista ao site de notícias Midiamax, na quarta-feira. Porém, a idéia do partido é adotar uma postura de independência política, votando apenas nos projetos do governo que achar conveniente.

Atualmente, a oposição na Assembléia está limitada aos deputados petistas Amarildo Cruz, líder, Pedro Kemp, Pedro Teruel e Paulo Duarte.

Além de Azambuja, integram a bancada tucana no legislativo estadual os deputados Ary Rigo, Onevan de Matos, Dione Hashioka e Professor Rinaldo. O DEM e o PPS, que também compõem o Bloco Democrático Reformista liderado pelos tucanos, têm um representante na Assembleia, Zé Teixeira e Diogo Tita, respectivamente.

O surgimento dessa eventual “frente partidária” contabilizaria 11 dos 24 deputados estaduais na bancada de posição, o que significaria quase a metade do total de representantes do povo com assento na Casa.

O recado, via imprensa, foi dado dias depois de o PSDB selar um pacto interno visando reduzir o tom das ameaças em torno da composição da chapa majoritária pela qual André Puccinelli tentará a reeleição no próximo pleito.

“Se isso ocorrer [André apoiar Dilma] estaremos em lados opostos, portando é claro que a relação com o governador vai mudar”, declarou o presidente da executiva tucana na entrevista.

Há dias, os tucanos minimizaram esse tipo de pressão, aceitando aguardar uma posição definitiva do governador que agora só quer discutir alianças no mês de maio.

Teoricamente, o desejo do partido é lançar a senadora Marisa Serrano ao governo do Estado como alternativa às candidaturas de André Puccinelli e do ex-governador Zeca do PT, embora para isto o alto tucanato dependa das circunstâncias políticas em nível estadual, sobretudo, da posição do peemedebista em torno do seu eventual apoio à Dilma Roussef ao Palácio do Planalto.

Impasse 

A  exemplo de PSDB e PMDB, o PT, principal partido de oposição ao governo de André Puccinelli, também enfrenta problemas internos, mesmo porque o grupo político ainda não conseguiu unir efetivamente as suas maiores estrelas, o senador Delcídio do Amaral e o ex-governador.

Ninguém dentro do PT está contente com o fato de Zeca e o senador fazerem campanha separadamente pelo interior do Estado, o que deixa evidente que a cúpula do partido terá de lavar “roupa suja” para poder unir o grupo visando às eleições de outubro. Novo encontro deve ser marcado em breve entre as principais lideranças petistas com essa finalidade. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos