Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 26 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Próximo encontro de reitores será realizado no Brasil em 2015

4 Jun 2010 - 07h39Por G1

O 3º Encontro de Reitores Universia ocorrerá no Brasil em 2015, anunciou o presidente do banco Santander, Emilio Botín, no fechamento do 2º encontro, em Guadalajara, no México, nesta terça-feira (1º). A cidade onde ocorrerá o evento ainda será definida.

O banco promete dobrar os investimentos anuais em universidades do país até 2015. Neste ano, o valor foi de R$ 40 milhões. “Esse valor é apenas para as universidades. Além disso, temos programas voltados ao primeiro emprego e empreendedorismo dos estudantes”, disse o diretor geral do banco e diretor da divisão Santander Universidades, José Antonio Villasante Cerro. Na segunda-feira, Botín afirmou que o banco irá investir 600 milhões de euros até 2015 na educação superior em todo o mundo.

Alguns dos programas oferecidos pelo banco são oportunidades de viagens de estudantes brasileiros à China, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha para intercâmbio em universidades.

"Entre julho e agosto, mandaremos jovens brasileiros à Espanha, para um curso de imersão, e à China, para estudos em biotecnologia e mudanças climáticas", disse Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidadades no Brasil.

Com cerca de mil representantes de universidades da região ibero-americana e de outros países, como Reino Unido, Estados Unidos e China, o encontro de Guadalajara teve a assinatura de um acordo com cinco propostas principais para as instituições de ensino superior da região.

A primeira delas é a da universidade comprometida com a coesão e a inclusão social, com a diversidade, com a promoção do desenvolvimento econômico e social, entre outros. O segundo ponto da declaração é o da universidade sem fronteiras, preocupada em promover a mobilidade estudantil e a internacionalização.

Outra proposta é da universidade formadora, com qualidade docente e com renovação do ensino. O quarto ponto é o da universidade criativa e inovadora, que busca a pesquisa e a transferência de conhecimento. O último é o da universidade eficiente, que busca recursos, é organizada e funcional.

“Criaremos um observatório para acompanhar o andamento das propostas”, disse o reitor da Universidade de Cantabria (Espanha) e presidente da Conferência de Reitores de Universidades Espanholas, Federico Gutierrez-Solana.

Presente no evento de encerramento do encontro, o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, afirmou que o desenvolvimento dos países da região só ocorrerá se houver o desenvolvimento do conhecimento. “A universidade precisa seguir transmitindo valores éticos para o crescimento de uma sociedade mais honesta, de empresas mais responsáveis, com governança social e por uma globalização humanizada”, disse.

O 2º Encontro de Reitores Universia, em Guadalajara, teve a participação de 1.009 universidades da região ibero-americana e 44 reitores de outros países.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL - 157.134 MORTES
Brasil acumula 5,3 milhões de casos e 157 mil mortes por covid-19
AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga 2ª parcela de R$ 300 da extensão do auxílio emergencial
SIM A VIDA
Brasil se une a Egito, Indonésia, Uganda, Hungria e EUA em declaração contra o aborto
Invasão em residência acaba morador morto por tiro acidental TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem mata o próprio irmão ao atirar em invasor de residência
GUERRA DA VACINA
Bolsonaro diz que não comprará vacina chinesa, mesmo se aprovada pela Anvisa
Motorista da carreta diz que ainda tentou desviar, mas não conseguiu DOENÇA DO SÉCULO
Menor pega carro escondido, joga contra carreta e morre na hora
BRASIL - 155.403 MORTES
Covid-19: Brasil tem 24.818 novos casos em 24 horas
AJUDA
Caixa Econômica paga auxílio emergencial para 5,2 milhões de beneficiários
CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência