Menu
SADER_FULL
domingo, 23 de fevereiro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Próximo encontro de reitores será realizado no Brasil em 2015

4 Jun 2010 - 07h39Por G1

O 3º Encontro de Reitores Universia ocorrerá no Brasil em 2015, anunciou o presidente do banco Santander, Emilio Botín, no fechamento do 2º encontro, em Guadalajara, no México, nesta terça-feira (1º). A cidade onde ocorrerá o evento ainda será definida.

O banco promete dobrar os investimentos anuais em universidades do país até 2015. Neste ano, o valor foi de R$ 40 milhões. “Esse valor é apenas para as universidades. Além disso, temos programas voltados ao primeiro emprego e empreendedorismo dos estudantes”, disse o diretor geral do banco e diretor da divisão Santander Universidades, José Antonio Villasante Cerro. Na segunda-feira, Botín afirmou que o banco irá investir 600 milhões de euros até 2015 na educação superior em todo o mundo.

Alguns dos programas oferecidos pelo banco são oportunidades de viagens de estudantes brasileiros à China, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha para intercâmbio em universidades.

"Entre julho e agosto, mandaremos jovens brasileiros à Espanha, para um curso de imersão, e à China, para estudos em biotecnologia e mudanças climáticas", disse Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidadades no Brasil.

Com cerca de mil representantes de universidades da região ibero-americana e de outros países, como Reino Unido, Estados Unidos e China, o encontro de Guadalajara teve a assinatura de um acordo com cinco propostas principais para as instituições de ensino superior da região.

A primeira delas é a da universidade comprometida com a coesão e a inclusão social, com a diversidade, com a promoção do desenvolvimento econômico e social, entre outros. O segundo ponto da declaração é o da universidade sem fronteiras, preocupada em promover a mobilidade estudantil e a internacionalização.

Outra proposta é da universidade formadora, com qualidade docente e com renovação do ensino. O quarto ponto é o da universidade criativa e inovadora, que busca a pesquisa e a transferência de conhecimento. O último é o da universidade eficiente, que busca recursos, é organizada e funcional.

“Criaremos um observatório para acompanhar o andamento das propostas”, disse o reitor da Universidade de Cantabria (Espanha) e presidente da Conferência de Reitores de Universidades Espanholas, Federico Gutierrez-Solana.

Presente no evento de encerramento do encontro, o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, afirmou que o desenvolvimento dos países da região só ocorrerá se houver o desenvolvimento do conhecimento. “A universidade precisa seguir transmitindo valores éticos para o crescimento de uma sociedade mais honesta, de empresas mais responsáveis, com governança social e por uma globalização humanizada”, disse.

O 2º Encontro de Reitores Universia, em Guadalajara, teve a participação de 1.009 universidades da região ibero-americana e 44 reitores de outros países.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CARNAVAL E TURISMO
Carnaval: Veja 6 destinos para descansar e contemplar as belezas de MS
VICENTINA - RAÇA NEGRA TÁ VINDO
Em noite de Feira Livre, prefeito surpreende e anuncia Raça Negra para o aniversário de Vicentina
TURISMO NO MS
Descubra a beleza das praias de água doce para curtir o Carnaval em MS
CARNAVAL 2020
Por WhatsApp, Witzel convida Bolsonaro para assistir a desfiles do carnaval no seu camarote
DICAS DE SEGURANÇA
Saia de viagem neste feriado e deixe sua casa segura com as dicas da Polícia Civil
GUGU LIBERATO
Defesa diz que Gugu Liberato deu 500 mil dólares a Rose Miriam e mansão de R$ 6 mi
LUTO NO CINEMA
Morre aos 83 anos José Mojica Marins, o lendário Zé do Caixão
FAMOSIDADES
Pós-parto: Andressa Miranda faz revelações sobre sexo com Thammy Miranda
CONCURSO DO EXERCITO
Concurso Exército: Saiu o edital com 1.100 vagas para nível médio
BOLSONARO
Bolsonaro diz que imprensa poderia ser um partido: ''Ia ficar à esquerda''