Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Provável racha no C13 ameaça Campeonato Brasileiro

22 Fev 2011 - 16h46Por Folha Online

Articulador do edital de licitação dos direitos de transmissão do Brasileiro, Ataíde Gil Guerreiro, diretor-executivo do Clube dos 13, reconhece que uma eventual saída em bloco de seus integrantes inviabiliza a disputa de um Nacional da maneira como ela ocorre hoje.

Sem vários de seus times, o Brasileiro perderia apelo.

No momento em que o Corinthians ameaça abandonar o C13 --o time quer mais autonomia na negociação dos direitos de transmissão-- e afirma ter ao seu lado cerca de metade dos clubes, o executivo pede uma solução pacífica para a polêmica.

"Não tem problema um clube sair [do C13]. O problema é se 15 resolverem sair. Mas não acredito que isso aconteça", afirma Guerreiro.

"Não vejo movimentação para isso. Falei com o [Andres] Sanchez na sexta-feira, às 23h, e ele não falou nada sobre isso", disse o cartola.

Os times que planejam deixar o C13 acenam ainda com a possibilidade da criação de uma liga independente. E dizem ter o apoio da CBF.

"Nós também pensamos na liga, mas isso tem que ser de comum acordo entre o Clube dos 13 e a CBF, e é uma coisa para mais para a frente", declarou Guerreiro.

Se concretizada a divisão dos times em dois blocos, com contratos distintos com duas emissoras de TV, uma possibilidade cogitada por alguns clubes é a de que o clube mandante tenha sua partida transmitida pela rede com a qual mantém acordo.

Porém Guerreiro afirma que, legalmente, esse cenário não é possível, já que as duas equipes são "donas" da partida de que participam.

O executivo crê ter uma carta na manga no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), "que pode aplicar uma multa caso os clubes deixem a entidade".

A favor da Globo, que disputa os direitos da TV aberta com Record e Rede TV!, está o fato de alguns clubes acharem que o fato de os lances dos jogos serem veiculados em programas não esportivos de grande audiência traz um grande valor agregado.

Acreditam que isso pode agradar aos patrocinadores.

Mas Guerreiro declara que o C13 contratou uma empresa para calcular uma média da exposição dos times em programas de TV que não os jogos, como noticiários, e exigirá que a emissora que ganhar o contrato exiba, pelo menos, essa mesma média.

"É uma maneira de valorizar os patrocinadores", afirmou o diretor do C13.

O cronograma da entidade prevê que o edital de licitação para a concorrência da TV aberta seja enviado depois de amanhã. A comissão que formata os contratos se reúne hoje para votá-los.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados