Menu
SADER_FULL
domingo, 17 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Prouni convoca 97 mil candidatos em todo o Brasil

21 Dez 2006 - 09h05

O Programa Universidade para Todos (ProUni) pré-selecionou 97.072 candidatos para receber bolsas de estudo no primeiro semestre de 2007. No total, 517.748 alunos concorreram às 108.642 bolsas oferecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com 1.424 instituições de ensino superior.

Anteriormente, o MEC havia anunciado que seriam ofertadas 108.025 bolsas. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, "foi um erro operacional na contagem."

O coordenador do ProUni, o professor Celso Carneiro Ribeiro, explica que a sobra de 11.057 vagas é normal, e que a maior parte delas é referente aos cursos de educação à distância.

"Essas bolsas são aquelas para as quais não existe demanda, em sua maioria são as de ensino à distância. Posteriormente, as instituições preenchem boa parte dessas bolsas, com seus próprios processos seletivos, ou elas acabam ficando para o próximo ano". Na seleção feita em 2005, para as bolsas de 2006, o número de benefícios que sobraram foi de 5.100, segundo informações do MEC. E o número de convocados, na época, foi de 91.001 candidatos.

O MEC explica que tanto as vagas que sobraram como as que não forem preenchidas pelos estudantes que foram convocados nesta etapa poderão ser disponibilizadas novamente. Em 12 de fevereiro de 2007, o ProUni divulga sua lista de "reclassificados", uma espécie de segunda chamada.

Levantamento feito pelo MEC divulgado nesta quarta-feira (20), mostra que dos 30 candidatos mais bem colocados, 17 estão no curso de medicina, três em engenharia e três em direito. “Isso mostra que o programa realmente está oferecendo vagas aos alunos em cursos bastante concorridos”, ressaltou o coordenador Ribeiro. Segundo ele, a média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos pré-selecionados foi de 62,73 pontos, sendo que a nota mínima para concorrer a uma bolsa do ProUni é 45.

Os estados com melhores médias foram o Ceará, com 68,44 pontos, seguido de Pernambuco, com 68,3 e, em terceiro, o Pará com 67,46 pontos. Em São Paulo, estado com maior número de vagas e inscritos, a média foi de 61,88.  No Distrito Federal, a média foi de 64,15 pontos e dos 11.429 candidatos, 2.336 foram contemplados.

A próxima etapa do processo seletivo é a confirmação da vaga. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer à instituição na qual foram aprovados e comprovar as informações da ficha de inscrição do dia 26 de dezembro até 2 de fevereiro. “Após essa data, será divulgada nova lista para as vagas que não forem preenchidas”, afirma Ribeiro.

O programa, em três processos seletivos anteriores, já contemplou 204.249 estudantes.

 

RMT Online


Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)