Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Prouni convoca 97 mil candidatos em todo o Brasil

21 Dez 2006 - 09h05

O Programa Universidade para Todos (ProUni) pré-selecionou 97.072 candidatos para receber bolsas de estudo no primeiro semestre de 2007. No total, 517.748 alunos concorreram às 108.642 bolsas oferecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com 1.424 instituições de ensino superior.

Anteriormente, o MEC havia anunciado que seriam ofertadas 108.025 bolsas. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, "foi um erro operacional na contagem."

O coordenador do ProUni, o professor Celso Carneiro Ribeiro, explica que a sobra de 11.057 vagas é normal, e que a maior parte delas é referente aos cursos de educação à distância.

"Essas bolsas são aquelas para as quais não existe demanda, em sua maioria são as de ensino à distância. Posteriormente, as instituições preenchem boa parte dessas bolsas, com seus próprios processos seletivos, ou elas acabam ficando para o próximo ano". Na seleção feita em 2005, para as bolsas de 2006, o número de benefícios que sobraram foi de 5.100, segundo informações do MEC. E o número de convocados, na época, foi de 91.001 candidatos.

O MEC explica que tanto as vagas que sobraram como as que não forem preenchidas pelos estudantes que foram convocados nesta etapa poderão ser disponibilizadas novamente. Em 12 de fevereiro de 2007, o ProUni divulga sua lista de "reclassificados", uma espécie de segunda chamada.

Levantamento feito pelo MEC divulgado nesta quarta-feira (20), mostra que dos 30 candidatos mais bem colocados, 17 estão no curso de medicina, três em engenharia e três em direito. “Isso mostra que o programa realmente está oferecendo vagas aos alunos em cursos bastante concorridos”, ressaltou o coordenador Ribeiro. Segundo ele, a média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos pré-selecionados foi de 62,73 pontos, sendo que a nota mínima para concorrer a uma bolsa do ProUni é 45.

Os estados com melhores médias foram o Ceará, com 68,44 pontos, seguido de Pernambuco, com 68,3 e, em terceiro, o Pará com 67,46 pontos. Em São Paulo, estado com maior número de vagas e inscritos, a média foi de 61,88.  No Distrito Federal, a média foi de 64,15 pontos e dos 11.429 candidatos, 2.336 foram contemplados.

A próxima etapa do processo seletivo é a confirmação da vaga. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer à instituição na qual foram aprovados e comprovar as informações da ficha de inscrição do dia 26 de dezembro até 2 de fevereiro. “Após essa data, será divulgada nova lista para as vagas que não forem preenchidas”, afirma Ribeiro.

O programa, em três processos seletivos anteriores, já contemplou 204.249 estudantes.

 

RMT Online


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS