Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de maio de 2021
Busca
Brasil

Propostas do Ciclo vão continuar no regime seriado em 2005

26 Nov 2004 - 17h55
A partir do ano que vem a organização curricular nos anos iniciais do ensino fundamental voltará ao regime seriado. A reformulação será detalhada em resolução da Secretaria de Estado de Educação (SED), visando melhorar a qualidade do ensino nessa etapa da educação e atender às solicitações das escolas estaduais.

Muitas das propostas que deram bons resultados no Ciclo vão permanecer. É o caso da avaliação da aprendizagem que, de acordo com a gestora do Ensino Fundamental da SED, Maria Ângela Fachini, continuará sendo diversificada: “O aluno não pode ser avaliado apenas com provas de pergunta e resposta, mas através de produção de texto, avaliação oral, pesquisa e outros instrumentos eficientes para sabermos realmente quais as habilidades e competências que ele adquiriu”.

A mudança do Ciclo para seriado aconteceu porque numa consulta às escolas, feita pela secretaria, a maioria delas, 70%, decidiu voltar ao regime antigo. Outra parte, 25%, optou por continuar com a organização curricular do Ciclo. “Em respeito a essas escolas, a adesão ao Ciclo será optativa e, nas unidades que desejarem, o regime vai continuar”, explica Maria Ângela.

O Ciclo permite a realização de um trabalho diferenciado com os quase 81,5 mil alunos das séries iniciais do ensino fundamental e traduziu-se em resultados positivos para toda a comunidade escolar. Para a Secretaria de Educação, esses resultados foram apontados nos últimos levantamentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC), e do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Saems).

A coordenadora de Educação Básica e Profissional, Irene Souza Diniz Pereira, afirma que a resolução prevê inovações para o regime seriado, como a contratação de professores regentes, que ministrarão as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física e Educação artística.

Com a manutenção de experiências do Ciclo, o regime seriado prevê um trabalho diferenciado que inclui mudanças no currículo, na maneira de ensinar, na relação professor-aluno e na organização dos tempos e espaços. A proposta principal é oferecer aos alunos oportunidades de adquirir conhecimentos de acordo com o desenvolvimento individual.

Outra mudança para melhorar a qualidade do ensino nas séries iniciais será o número máximo de 30 alunos por salas, nas primeiras e segundas séries, e 35, nas terceiras e quartas séries. “Isso vai permitir um acompanhamento muito do aluno pelo professor, que torna a aula mais dinâmica e reflete em melhora o rendimento do aluno.”
 
APn

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada