Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Propostas do Ciclo vão continuar no regime seriado em 2005

26 Nov 2004 - 17h55
A partir do ano que vem a organização curricular nos anos iniciais do ensino fundamental voltará ao regime seriado. A reformulação será detalhada em resolução da Secretaria de Estado de Educação (SED), visando melhorar a qualidade do ensino nessa etapa da educação e atender às solicitações das escolas estaduais.

Muitas das propostas que deram bons resultados no Ciclo vão permanecer. É o caso da avaliação da aprendizagem que, de acordo com a gestora do Ensino Fundamental da SED, Maria Ângela Fachini, continuará sendo diversificada: “O aluno não pode ser avaliado apenas com provas de pergunta e resposta, mas através de produção de texto, avaliação oral, pesquisa e outros instrumentos eficientes para sabermos realmente quais as habilidades e competências que ele adquiriu”.

A mudança do Ciclo para seriado aconteceu porque numa consulta às escolas, feita pela secretaria, a maioria delas, 70%, decidiu voltar ao regime antigo. Outra parte, 25%, optou por continuar com a organização curricular do Ciclo. “Em respeito a essas escolas, a adesão ao Ciclo será optativa e, nas unidades que desejarem, o regime vai continuar”, explica Maria Ângela.

O Ciclo permite a realização de um trabalho diferenciado com os quase 81,5 mil alunos das séries iniciais do ensino fundamental e traduziu-se em resultados positivos para toda a comunidade escolar. Para a Secretaria de Educação, esses resultados foram apontados nos últimos levantamentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC), e do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Saems).

A coordenadora de Educação Básica e Profissional, Irene Souza Diniz Pereira, afirma que a resolução prevê inovações para o regime seriado, como a contratação de professores regentes, que ministrarão as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física e Educação artística.

Com a manutenção de experiências do Ciclo, o regime seriado prevê um trabalho diferenciado que inclui mudanças no currículo, na maneira de ensinar, na relação professor-aluno e na organização dos tempos e espaços. A proposta principal é oferecer aos alunos oportunidades de adquirir conhecimentos de acordo com o desenvolvimento individual.

Outra mudança para melhorar a qualidade do ensino nas séries iniciais será o número máximo de 30 alunos por salas, nas primeiras e segundas séries, e 35, nas terceiras e quartas séries. “Isso vai permitir um acompanhamento muito do aluno pelo professor, que torna a aula mais dinâmica e reflete em melhora o rendimento do aluno.”
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda