Menu
SADER_FULL
sábado, 13 de agosto de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Propaganda Eleitoral para o 2° Turno começa nesta sexta

8 Out 2010 - 07h56Por Dourados News

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, em rede e sob inserções, para o cargo de presidente e vice-presidente da República, referente ao 2.º turno, ocorrerá no período de 8 a 29 de outubro, cujo tempo será dividido igualitariamente entre os candidatos.

A propaganda em rede será veiculada em dois períodos diários de 20 minutos cada, inclusive aos domingos, iniciando-se às 6 e às 11 horas no rádio e, às 12 horas e às 19h30min na televisão, considerando-se o fuso horário local (Horário de Mato Grosso do Sul).

Para a veiculação de propaganda sob a modalidade de inserções são destinados 15 minutos diários, inclusive aos domingos, a serem usados em inserções, distribuídas ao longo da programação das emissoras de rádio e televisão.

A Resolução TSE n.º 23.320, de 10.8.2010, que dispõe sobre a utilização do horário gratuito de propaganda eleitoral reservado aos candidatos à eleição presidencial de 2010 e aprova o plano de mídias das inserções, estabelece em seus arts. 5.º e 11:

"Art. 5º O sinal de televisão gerado pelo grupo de emissoras será entregue, pela Embratel, para as principais redes de televisão, que cuidarão de retransmiti-los às suas afiliadas, sendo o sinal de rádio transmitido pela Empresa Brasileira de Comunicação - EBC, de acordo com os padrões para divulgação da Voz do Brasil.

Parágrafo único. As emissoras de rádio e de televisão, que não tiverem condições de captar o sinal enviado, deverão adotar as providências para captar e retransmitir o programa veiculado por outra emissora, tal como procedem em relação à Voz do Brasil e a pronunciamentos oficiais em rede nacional.

Art. 11. Na hipótese de ocorrer segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral elaborará novo plano de mídia."

O Secretário Judiciário do TRE/MS, Hardy Waldschmidt, esclarece que o Tribunal Superior Eleitoral já disponibilizou no seu site (www.tse.jus.br), em "Eleições 2010", no link "Plano e Mapas de Mídia para Propaganda Eleitoral Gratuita", a distribuição diária das inserções e a escala horária da propaganda em rede para o rádio e para a televisão. E ainda, assevera que, nos horários constantes desses
arquivos, foi considerado o fuso horário oficial (Horário de Brasília).

Estão obrigadas a veicular o horário eleitoral gratuito dos candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, referente ao 2.º turno, as emissoras de rádio e de televisão, bem como os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembléias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Lembra o Secretário que, segundo o art. 12 da Resolução TSE n.º 23.320/ 2010, a não veiculação da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a Presidente da República, em bloco ou por inserções, caracteriza desobediência a ordem judicial e possibilita a aplicação das sanções do art. 347 do Código Eleitoral, sem prejuízo de outras punições.

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas