Menu
SADER_FULL
sexta, 21 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Promotora cobra ampliação de creches em Caarapó

8 Out 2009 - 11h06Por Mídia Max
Reclamações de mães na fila de espera para matricular seus filhos em creches e pré-escolar da rede de ensino pública de Caarapó resultaram no ajuizamento de ação da Promotoria da Infância e Juventude contra o Poder Executivo Municipal.

Desde 2006 corre um processo relativo à filas de espera da Educação Infantil. No mesmo ano, um acordo havia sido feito com o Poder Executivo, com o compromisso de ampliação de vagas e matrícula de todas as crianças de zero a 6 anos, o que suspendeu a ação até julho de 2007.

Porém, desde então a Prefeitura pede prorrogação do prazo e alega que não possui condições de suprir a demanda. As mães constantemente procuram a Promotoria com as mesmas reclamações que faziam em 2006.

Com o objetivo de definir o que deve ser feito para solucionar o problema, no próximo dia 14 será feita uma audiência com a presença do prefeito Mateus Palma de Farias, do juiz e da Promotoria da Infância e Juventude.

“Acredito que essa audiência trará uma definição sobre esse assunto. As mães estão nos cobrando e precisamos resolver”, explicou a Promotora Fabrícia Barbosa Lima:

Outro lado – Procurado pela reportagem, o prefeito Mateus Palma de Farias, por meio de sua assessoria de Comunicação, disse que a administração municipal já está tomando as devidas providências para solucionar o problema. Ao CaarapoNews foi dito que “a prefeitura está cumprindo o que foi ajustado, tanto é que os centros de Educação Infantil Dona China e Armando Campos Belo foram ampliados, com a conseqüente oferta de mais vagas”.

Segundo a prefeitura, há um projeto de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Júlio Ushigima que será executado nas férias de fim de ano.

A prefeitura também possui um terreno de 2.880 m² nas proximidades da Comunidade São Jorge destinado à construção de mais um centro de Educação Infantil e o pedido de recursos para a obra já foi devidamente encaminhado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC). Além disso, estão em ritmo acelerado as obras do novo Centro de Educação Infantil Frei Matheus, que será ativado em 2010, com a abertura de pelo menos 240 novas vagas.

Leia Também

ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia