Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Projovem Trabalhador já destina 55% de vagas a adolescentes

29 Jan 2010 - 15h06Por MS Notícias

O Programa Projovem Trabalhador já superou a meta de ofertas no mercado de trabalho em Campo Grande. Segundo o diretor-presidente da Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab), Cícero Ávila, a iniciativa do governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), tinha uma meta de encaminhar pelo menos 30% dos jovens do programa para o mercado de trabalho. “Hoje só na Capital, o Projovem Trabalhador já disponibiliza de cerca de 55% de vagas ofertadas, só aguardando o jovem concluir o curso de capacitação”, afirma Cícero.

A confirmação da parceria do governo do Estado com o setor privado para a geração de desenvolvimento econômico, através da criação de empregos, aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, durante o 1º Encontro Projovem e Empresários. O evento reuniu o governador André Puccinelli, a secretária Tânia Garib, da Setas, e o diretor-presidente da Funtrab, Cícero Ávila, com empresários que assinaram um termo de cooperação para disponibilizar a oferta de emprego para os jovens profissionais do programa.

“A partir desta reunião, e com o apoio do governador André Puccinelli, que sensibilizou vários empresários do Estado, a meta é que o número de vagas oferecidas para estes jovens do programa suba de 55% para 80%”, ressalta o diretor-presidente da Funtrab. Segundo Cícero, a demanda de empresas que buscam mão-de-obra do Projovem Trabalhador vem crescendo, visto que o setor industrial necessita de profissionais qualificados para ocupar as vagas. “É isso que o Projovem promove: a qualificação dos jovens, para que eles conquistem o seu lugar no mercado de trabalho e também atendam a demanda das empresas que buscam esta mão-de-obra capaz”, salienta.

O programa, que recebe investimentos do governo federal, atende 5,5 mil jovens em todo Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, 1.450 jovens fazem parte do Projovem Trabalhador, que qualifica para o mercado de trabalho e contribui com uma bolsa de R$ 100 mensais para os adolescentes.

Empresas



Entre as empresas que aderiram ao programa durante o encontro, o destaque é para o setor de vestuário, que vai contratar 600 jovens do programa. “O setor tem uma demanda de 2,3 mil empregos, mas para isso precisamos de mão-de-obra qualificada e estes 600 jovens que estão sendo profissionalizados pelo programa já serão encaminhados para o trabalho porque já estarão prontos”, afirma o presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário e Têxtil de Mato Grosso do Sul (Sindivest), José Francisco Veloso (foto), diretor-secretário da Federação das Indústrias do Estado (Fiems).

“O Projovem Trabalhador surge como uma alternativa bastante positiva para esses futuros profissionais porque o programa mostra para eles como funciona a estrutura industrial”, observa Veloso.

Para o empresário Gilberto Romanato, da Universo Íntimo Indústria e Comércio de Vestuário, o programa atende a uma das maiores necessidades do setor que é a falta de mão-de-obra qualificada. Gilberto representa a empresa que mais vai contratar jovens do programa. Das 600 vagas ofertadas no setor industrial, a Universo Íntimo vai contratar 500 profissionais. “A parceria mostra que o Estado está se desenvolvendo no setor industrial, não focado somente no setor agrícola”, afirma Romanato.

Em Sidrolândia, uma das parceiras do Projovem é a Seara, indústria de alimentos. Com o termo de cooperação, a empresa que tem uma demanda de 40 contratações mensais, se compromete a priorizar os jovens do programa para ocupar as vagas disponibilizadas na empresa. Também no município, o Projovem Trabalhador está conveniado com o Supermercado Nandas. A empresa deve oferecer dez vagas para os jovens do programa.

“A parceria insere o jovem no mercado de trabalho e estamos felizes por serem trabalhadores qualificados. A iniciativa coloca esses jovens em um caminho melhor, que é o do trabalho”, afirma a empresária Cleres Rosani Suckow Cristaldo, representante do supermercado parceiro do Projovem.

Oportunidade


A jovem Ana Lúcia Arguelho, de 27 anos, viu no Projovem Trabalhador a oportunidade para crescer profissionalmente. “O programa contribui muito para a qualificação profissional. Também a partir dele já penso em montar meu próprio negócio, uma cooperativa com as meninas que estão no curso comigo”, diz Ana Lúcia, que há três meses faz o curso de joalheria do Projovem Trabalhador.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis