Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Projetos de expansão de aeroportos estão subdimensionado, sustenta pesquisador do Ipea

14 Abr 2011 - 17h26Por Agência Brasil

Independentemente dos megaeventos esportivos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos (Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016), o aumento do número de brasileiros que vão adotar o transporte aéreo impõe investimentos urgentes por parte do governo. O alerta é do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Carlos Campos.

Segundo Campos, a maioria dos projetos de ampliação dos aeroportos das 12 cidades que sediarão jogos da Copa está subdimensionada. “Só o crescimento da demanda [interna] faria com que dez dos 13 terminais analisados comecem a operar além da capacidade [projetada]”.

Na nota técnica divulgada hoje (14), em Brasília, os pesquisadores do Ipea, vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, estimam que, caso se confirme a previsão de crescimento médio da demanda de 10% ao ano, a quantidade de passageiros em 2014 superaria a capacidade projetada para os aeroportos de Fortaleza (124%), Brasília (115%), Guarulhos-SP (112%), Salvador (105%), Cuiabá (112%), Confins-MG (125%), Porto Alegre (122%), Curitiba (106%), Natal (186%) e Recife (109%).

O estudo menciona que, entre 2003 e 2010, o movimento de passageiros cresceu 20,4% ao ano, em média. Apenas os aeroportos de Manaus (AM), Campinas (SP) e do Rio de Janeiro (Galeão) estariam em situação confortável, operando abaixo de 80% da capacidade.

“Os números demonstram que o setor aéreo passa por um momento crítico. É muito positivo que a demanda tenha crescido, mas, agora, é preciso fazer os investimentos necessários para acomodá-la. E não precisamos aguardar até 2014 pois já estamos enfrentando problemas hoje. Dos 20 maiores aeroportos brasileiros, 17 já estão operando acima de 80% da capacidade”, afirmou Campos.

De acordo com o técnico, mesmo se aprovadas, as hipóteses de abertura de capital da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ou de participação da iniciativa privada na gestão e operação de terminais levaria alguns anos para surtir efeito e não podem ser consideradas soluções de curto prazo.

“São alternativas viáveis, mas que não teriam resultados imediatos. Ou seja, a abertura de capital e participação do setor privado exigirão alguns anos para que surtam efeitos e não podem ser computado como uma solução para os atuais gargalos até 2104”, afirmou Campos. Ele incluiu também, como gargalo, as dificuldades impostas pelos órgãos de licenciamento ambiental para liberar obras na área de infraestrutura aeroportuária. Segundo ele, esses órgãos “têm sistematicamente atrasado obras”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis