Menu
SADER_FULL
sábado, 30 de maio de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Projeto "Voluntários do Fogo" começa na próxima quarta-feira

8 Mai 2007 - 05h16
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp),  através da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), e do Corpo de Bombeiros Militar, realiza na próxima quarta-feira (9), a aula inaugural do projeto “Voluntários do Fogo”. Iniciativa inédita no país, o projeto visa à ressocialização de internos a partir do voluntariado na prevenção e no combate a incêndios florestais e na preservação da fauna e flora do Estado. 

O curso de formação da primeira turma, composta por 42 internos do regime semi-aberto de Campo Grande, acontecerá dias do dia 9 ao dia 11 deste mês na Embrapa Campo Grande. Os detentos terão aulas teóricas sobre noções de educação ambiental e legislação sobre o uso do fogo, materiais de prevenção e combate a incêndios florestais, organização de pessoal, técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, primeiros socorros, confecção de abafadores e práticas de queima controlada e combate a incêndios florestais para atuar como voluntários em brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais e outras ações na área de defesa civil.

 

O projeto será desenvolvido inicialmente na Capital, mas a intenção da Sejusp é estendê-lo às unidades de regime aberto e semi-aberto de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana. “Eles passarão por um processo de treinamento e capacitação, monitorados por oficiais do Corpo de Bombeiros e por assistentes sociais, a fim de potencializar o processo de reintegração social”, afirma a assistente social Marisa Delalíbera.

  

A Agepen estuda agora uma articulação com a Vara de Execução Penal para viabilizar as questões de ordem judiciária que envolvem o projeto, além da possibilidade da remissão das penas dos internos voluntários,  quando estiverem efetivamente atuando nos incêndios. A solenidade de abertura do projeto acontecerá na quarta-feira, no auditório da Embrapa Campo Grande, será aberta à imprensa e contará com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. 

 

 

Notícias.MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRIO, AR SECO E COVID-19
Frio, ar seco e covid-19, 'vassourinhas' do sistema respiratório ficam preguiçosas com o frio
ESCALADA DE ENTERROS
Brasil aproxima de 26 mil mortes por covid 19
ESTUPRO
Homem é preso em flagrante tentando estuprar mulher desacordada
AUXILIO EMERGENCIAL
A 2ª parcela do auxílio de R$ 600 foi cancelada? Saiba como resolver o problema
CORONAVIRUS NO BRASIL
Covid-19: Brasil passa dos 400 mil casos confirmados e 25 mil mortes
MORTES CONTINUAM
Brasil é o 2º país no mundo com infectados com o coronavirus
FRAUDE
URGENTE! 160 mil possíveis FRAUDES no auxílio emergencial de R$600
COVID-19
URGENTE! Zezé Di Camargo e Luciano testam positivo para a Covid-19
BONITO - MS - COVID-19
Pandemia faz empresas demitirem 29% dos funcionários do setor de turismo de Bonito (MS)
VITIMA DA COVID 19
'Mãe' de Jojo Todynho morre de Covid-19