Menu
SADER_FULL
terça, 22 de setembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Projeto paz e amor na escola realiza palestra em Glória de Dourados

12 Jul 2010 - 15h34Por Demerval Nogueira / Fátima News

A secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec) realizou palestra no auditório da Uems, onde foram discutidos diversos assuntos referentes ao comportamento dos pais, filhos, educadores e a sociedade de forma geral. A palestra denominada, “Pais, Filhos e Escola: Companheiros de Viagem” foi proferida pela psicóloga douradense Rosimeire Souza Martins, e faz parte do “Programa - Passo a Passo: A Caminho da Educação” criado em 2009 e introduzido na Rede Municipal de Ensino (Reme), com objetivo específico de orientar, capacitar e esclarecer de forma substancial os educadores e funcionários da rede municipal de ensino.

O projeto Paz e Amor na Escola têm ganhado repercussão devida sua forte consistência na informação precisa e extremamente necessária nos dias de hoje, tendo em vista as rápidas mudanças comportamentais geradas pela sociedade moderna e que, refletem no seio escolar, muitas vezes criando situações inusitadas, obrigando aos servidores da área respectiva, principalmente os professores, a trabalharem de forma adequada e, para tanto há necessidade do respaldo da psicologia educacional, sendo que, este projeto de elevada importância na vida escolar é uma iniciativa da pedagoga, psicóloga e 1ª dama Mariângela Vieira Barbosa Athas.

É com este objetivo que o projeto “Paz e Amor na Escola” foi implantado, e vem aprimorando o aperfeiçoamento do corpo discente e docente das escolas municipais, com informações importantes na área da psicologia educacional e em outras atividades que a profissão exige, tanto é que, o ciclo de palestra acontecerá durante esta temporada de 2010. O prefeito Arceno Athas Júnior fez um breve comentário na abertura da palestra e disse da importância do projeto afirmando, “nosso objetivo é capacitar de forma consistente todos os profissionais que trabalham na rede escolar municipal, qualificando-os para que todos possam oferecer o melhor de si em prol do ensino em nosso município”, disse Athas.

A palestrante Rosimeire Martins dimensionou diversos aspectos e foi concisa ao afirmar, “nós estamos aqui para transmitir a verdade e, às vezes a verdade que muitos não querem saber, quando a colocamos em discussão chega a ser assustadora, principalmente nos tempos atuais. Portanto, nosso objetivo é envolver a todos”. A palestrante comentou sobre a influência das novas tecnologias e as barreiras encontradas no dia a dia. Alinhavou comentários sobre o episódio envolvendo o goleiro Bruno do C. R. Flamengo e falou sobre crianças que usam tarja no braço dentro da própria escola, devido o aliciamento dos traficantes. Falou também sobre os pais que levam seus filhos para a exploração sexual, numa verdadeira banalização da vida humana.

A psicóloga falou sobre a importância dos pais na vida escolar e também na formação moral e afetiva e, repudiar prontamente a violência. Rosimeire argumentou, “um dos aspectos cruciais do desenvolvimento social do ser humano é o desenvolvimento afetivo, principalmente nos dois primeiros anos de vida, quando as crianças necessitam do estabelecimento de vínculos afetivos com membros de sua espécie”, e foi mais longe dizendo, “esses vínculos incluem sentimentos com desejo, atração, paixão, empatia, apego, raiva, amizade, entre outros”. Falou ainda sobra à importância que envolve os pais e os professores, no caso específico, o diálogo. Ela disse, “é necessário que os pais estejam envolvidos nos debates escolares, nas reuniões das APMs, fazer entrevistas com os pais e envolver os pais na construção dos saberes”.

A palestrante citou os pinguins que, apesar de serem aves, sabem conviver em comunidade. Finalizando, Rosimeire cravou a frase da escritora, poetisa e contista brasileira, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas – a Cora Coralina. “Feliz daquele que ensina o que aprende e aprende o que ensina”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso
Na Pandemia, filas são imensas na CEF de Fátima do Sul-MS AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera hoje saques do auxílio emergencial para mais 3,6 milhões
uma greve foi deflagrada em protesto contra uma proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. CORREIOS
Após 5 dias de greve, os Correios devem retornar por determinação do TST
No Brasil, diversos concursos públicos estão disponíveis. CONCURSOS
CRM-MS abre concurso com salários de até R$ 5 mil
 O empresário Eliel Moreira, seu Claudemir e sua família SOLIDARIEDADE
Amigos se unem e compram carro para catator de reciclagem
Cissa Amaral morreu no local e Sebastião Faria foi socorrido ACIDENTE FATAL
Enfermeira morre e policial civil fica ferido em acidente de moto
Lucas chegou a ser socorrido, mas morreu neste domingo FORAGIDOS
Jovem sai para buscar cachorro que escapou e é morto com 2 tiros
Os dois estão separados há dois meses e tem dois filhos juntos, os quais estavam morando com a mãe. TRAGÉDIA NA FAMILIA
Motorista da Energisa mata ex-mulher ontem e hoje comete suicídio