Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Projeto “Ler é uma viagem” percorre municípios de MS

17 Ago 2006 - 17h18
Depois de São Paulo e Espírito Santo, chega a Mato Grosso do Sul o projeto “Ler é uma Viagem”, grupo paulista de incentivo à leitura, que está percorrendo dez escolas públicas de sete municípios do Estado, contando histórias de Hans Christian Andersen, um dos maiores contistas de todos os tempos. O Projeto visita o Estado até o dia 25 deste mês.
 
O projeto, coordenado pela atriz e cantora Élida Marques, surgiu há quatro anos com a intenção de melhorar os baixos índices de leitura do país. Dados da Câmara Brasileira do Livro dão conta de que cada cidadão lê, em média, 1,5 livro ao ano, enquanto na França, país europeu, a média é de sete livros por habitante.
 
“A idéia surgiu do prazer de ler. Não tive uma boa educação literária porque estudei em escola pública”, explica Élida. “Descobri a leitura junto com a música por causa da paixão pelo teatro”.
 
Neste ano, o “Ler é uma viagem”, que surgiu em 2002 com apenas três integrantes, cresceu e, além das histórias contadas e cantadas, está produzindo um DVD e distribuindo livretos ilustrados pela artista plástica Edith Derdyk.
 
O dramaturgo e diretor teatral José Rubens Siqueira assessorou a pesquisa literária e cênica, e traduziu alguns contos de Andersen. Para ele, o escritor dinamarquês é “talvez o mais importante autor de contos de fadas de todos os tempos. Ele criou sozinho o equivalente a toda uma tradição cultural em contos de fadas”, conclui.
 
Em abril e maio, o Ler é uma viagem percorreu dez cidades do interior paulista e em junho mais dez cidades capixabas. Em agosto, o projeto fecha o ciclo Andersen 2006 percorrendo as escolas públicas de Mato Grosso do Sul.
 
 
 
TV Morena

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA