Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Projeto implantado em MS é exemplo para governo federal

7 Dez 2004 - 15h18
O Ministério das Cidades, em parceria com os ministérios da Saúde e Justiça, lançou ontem o projeto de moradia para comunidades indígenas. O projeto nasceu a partir de uma experiência-piloto, que começou no início deste ano na reserva de índios guaranis-caiovás, a maior do Brasil, em Dourados, pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Agência de Habitação Popular (Agehab).

Em Dourados estão previstas a construção de mil casas, abrangendo cerca de quatro mil índios, que vivem em condições mais vulneráveis. São 200 moradias que já estão sendo construídas na comunidade, que conta com 12 mil índios. Estão previstas também obras de infra-estrutura básica, como água e esgoto.

De acordo com Amarildo Cruz, diretor-presidente da Agehab, a implantação deste projeto em esfera federal é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Estado. “O governo do Estado sempre foi preocupado com a questão social indígena. É uma satisfação saber que estamos servindo de exemplo para o restante do país”.

Serão destinados recursos da ordem de R$ 21 milhões do Ministério das Cidades. O projeto será viabilizado por intermédio da criação de um segmento do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), gerido pelo Ministério das Cidades e voltado para população com renda familiar de até três salários-mínimos.

Nessa primeira iniciativa do PSH – Índio, serão atendidas, em 2005, três mil famílias localizadas nas regiões Nordeste, Centro-Sul e Sul, onde vivem populações em maior índice de vulnerabilidade. Além dos recursos do Ministério das Cidades, haverá ainda aporte de, aproximadamente, R$ 6 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde. Essa verba será destinada às obras de melhorias domiciliares de saneamento.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) será responsável pela mobilização e organização das comunidades. A idéia é que a entidade oriente os índios na formulação de seus projetos de construção de casas, que deverá respeitar a cultura dos povos e a identidade da aldeia. Em dois anos, a meta é construir 10 mil casas.

A meta do programa é promover a melhoria da qualidade de vida, a fim de interromper o fluxo migratório dessas comunidades para os centros urbanos. No Brasil existem aproximadamente 275 etnias, que falam 187 línguas. Atualmente, existem 420 mil índios aldeados em território nacional. Desse total, cerca de 150 mil vivem em condições vulneráveis. Mais informações pelo 318-5512.
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos