Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Projeto de Marçal Filho beneficia as mulheres

8 Mar 2010 - 10h17Por Fátima News com Assessoria

O deputado federal Marçal Filho afirmou, durante o evento promovido no sábado em homenagem às mulheres pelo PMDB/Mulher, estar torcendo pela aprovação, “com urgência”, do Projeto de Lei 6393/09, de sua autoria e que pune com multa os empregadores que pagarem salários menores às mulheres do que aos homens ocupantes da mesma função. “Além da dupla jornada, tendo que além do emprego formal cuidar da casa e dos filhos, as mulheres ainda são submetidas à ganância de alguns patrões”, constatou o deputado.

 

“Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-Lei 5.452/43) prevê punição para a discriminação profissional por motivos de sexo, idade, cor ou situação familiar. No entanto, o texto está desatualizado e estabelece multa de cem a mil cruzeiros, moeda já extinta”, explicou o parlamentar. “Esse vazio legal deixa brecha para patrões inescrupulosos praticarem a discriminação”, constatou o autor da proposta, lembrando que o pagamento de salários diferentes por motivo de sexo, assim como de idade, cor ou estado civil, também é proibido pela Constituição.

Porém, como argumenta Marçal Filho, "toda essa profusão de normas de proteção ao trabalho das mulheres não consegue impedir a grande discriminação sofrida por elas no Brasil".

Marçal Filho citou pesquisa da Confederação Internacional dos Sindicatos, realizada em março do ano passado, segundo a qual o Brasil aparece como o país com maior diferença salarial entre homens e mulheres entre os analisados — com variação de 34%. "O estudo, baseado em pesquisas com 300 mil mulheres em 24 países, aponta que, no mundo, elas ganham em média 22% menos que os homens", acrescentou o parlamentar. “Levantamento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) aponta Mato Grosso do Sul, dentre as demais unidades da federação, como o estado onde essa diferenciação é praticada de forma mais gritante”, lamentou o parlamentar.

No estado, ainda segundo o levantamento citado por Marçal, o salário médio real de admissão pago para os homens (R$ 608,30) é 15,88% maior que o recebido pelas mulheres (R$ 589,24).

“Sugerimos que, constatada a diferença salarial, o empregador seja obrigado a pagar uma multa em favor da empregada, o que a nosso ver deve levá-lo a pensar duas vezes antes de burlar a lei, que já proíbe a discriminação, mas não pune o infrator”, explicou Marçal Filho. Na avaliação do parlamentar a legislação, em seu formato atual, não tem alcançado seu objetivo, que é impedir a discriminação.

Segundo ele, essa situação é agravada pelo medo que as prejudicadas tem de perder o emprego caso reclamem administrativa ou judicialmente da desigualdade salarial. “Muitas delas são arrimos de família e a perda do emprego representaria a falta do sustento para todos”, observou.

De acordo com o projeto, pela infração ao inciso III do art. 373-A, relativa à remuneração, será imposta ao empregador multa em favor da empregada correspondente a cinco vezes a diferença verificada em todo o período da contratação”.“Não basta dizer que não pode discriminar”, ponderou Marçal Filho. “É preciso penalizar quem descumprir a lei”, defendeu. Ele afirmou esperar tramitação rápida da proposta e confiar na sensibilidade do presidente Lula em sancioná-la, de forma a que beneficie logo as milhares de trabalhadoras do Brasil. O projeto tramita em caráter conclusivo pelas Comissões Permanentes da Câmara. Isso significa que, se aprovado, não terá que passar pelo crivo do plenário, indo direto para sanção do presidente Lula. “Espero que no ano que vem, no próximo Dia Internacional da Mulher, tenhamos essa conquista para comemorar”, concluiu.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS