Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Projeto Crescendo em Família atende mais de 5 mil famílias

8 Jul 2004 - 15h09
O projeto Crescendo em Família, desenvolvido pelo governo do Estado através da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass) atende 5.158 famílias em 22 municípios no Estado . Atualmente, possui 343 multiplicadores capacitados e 48 técnicos do município de Campo Grande que vão multiplicar a capacitação para 970 agentes jovens, além de trabalhos realizados em rádios que veiculam ações do projeto nos municípios.

O objetivo principal é promover as competências familiares e das redes municipais e estaduais para o desenvolvimento infantil, combatendo a mortalidade e outros problemas que afetam gravemente as crianças e comprometem o Índice de Desenvolvimento Infantil.

O Caderno da Família, material de orientação distribuído às famílias – Cuidando e Protegendo a Criança – é direcionado às famílias com crianças de 0 a 6 anos e contém informações muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

O projeto trabalha as competências familiares, que são conhecimentos, comportamentos, práticas e habilidades que independem da condição sócio-econômica e buscam promover a sobrevivência, o desenvolvimento e participação das crianças, contribuindo, assim, na sensibilização dos gestores públicos e núcleos familiares de Mato Grosso do Sul de que os primeiros anos de vida são fundamentais para a criança.

As famílias com crianças de 0 a 6 anos devem ser fortalecidas para exercer todos os estímulos e cuidados necessários, tais como: carinho, amor (desde a gestação), acompanhamento do pré-natal, amamentação, vacinação, alimentação, educação, prevenção de acidentes domésticos e de todas as formas de violência.

O projeto também trabalha com as competências municipais que são o direito da criança de ter acesso à saúde, educação, lazer, visando a redução da desnutrição, doenças e eliminação do sub-registro.


Parceiros

O Projeto Crescendo em Família é realizado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Unicef e Universidade Católica Dom Bosco, com recursos do Programa Criança Esperança. É articulado pela Setass e tem parceria das Secretarias de Educação e Saúde e prefeituras municipais.

Participam do projeto os municípios de Campo Grande, Água Clara, Amambai, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Laguna Caarapã, Miranda, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sonora, Tacuru e Vicentina.


Capacitação

O projeto visa atender às famílias desses municípios através da capacitação da rede municipal de atendimento para articulação das políticas públicas (saúde, educação e assistência social) e para o trabalho direto das famílias, através do Caderno da Família – Cuidando e Protegendo a Criança.

Após o lançamento do material, foram capacitados os técnicos responsáveis pela execução do projeto junto às famílias, além de radialistas dos municípios envolvidos. O Projeto está em fase de implementação e ampliação, sendo estendido a outros programas da Setass, como os Centros de Educação Infantil e os Programas de Inclusão Social.
 
 
APN

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS