Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Programa forma profissionais da saúde para atuarem em MS

5 Dez 2006 - 17h19

Um projeto piloto no País forma nesta sexta-feira (8), em Mato Grosso do Sul, a primeira turma do Programa “BrT – Criança, Família e Comunidade Saudável”. Durante cinco meses, 42 médicos, odontólogos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, de dez municípios do Estado (Campo Grande, Três Lagoas, Aquidauana, Coxim, Jardim, Fátima do Sul, Nova Andradina, Corumbá, Dourados e Ponta Porã) participaram de aulas para desenvolver uma visão integral da saúde, atendendo prioritariamente crianças. A formatura será a partir das 17 horas, no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), na Avenida Senador Filinto Müller, 1666 – Bairro Ipiranga.

As aulas começaram em julho desse ano e o programa foi desenvolvido pelo Instituto da Família junto com a Brasil Telecom, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e prefeituras. O método prevê que o diagnóstico e tratamento das enfermidades não sejam pautados apenas nos sintomas aparentes, mas considerem também o conjunto formado pela família e pelo meio social dos pacientes. As secretarias de saúde do município e também do Estado são parceiras do programa no Estado.

Além de trabalhar na melhoria dos índices de saúde, o programa fornecerá pesquisas ligadas às incidências de sintomas e sinais físicos e psíquicos decorrentes dos vínculos familiares, resultantes dos atendimentos e encaminhamentos realizados que permitirão elaborar trabalhos de acompanhamento junto à comunidade.

Levantamentos do Ministério da Saúde apontam que 80% de transtornos psico-emocionais de crianças e adolescentes ficam sem tratamento. Isso significa que a falta de atenção à primeira infância contribui para o aparecimento de patologias.

O Projeto durou cinco meses, com aulas on-line, sendo uma por mês presencial para esclarecimentos de dúvidas. Agora, os agentes de saúde têm a responsabilidade de transmitir o conhecimento adquirido. Eles serão chamados de multiplicadores, e desta forma vão auxiliar no fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Criado a partir do sonho do médico pediatra Leonardo Posternak, o programa pode ser colocado em prática após 30 anos de trabalho e dedicação, graças ao apoio de empresas que acreditaram na idéia, de que o atendimento a criança deva ser realizado de forma integrada com a família.

 
 
 
Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda