Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Programa DST/AIDS de Dourados reforça campanha durante o Fátima Folia

10 Fev 2010 - 14h06Por Fátima News com Assessoria

O Programa DST/AIDS, desenvolvido pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde, vai reforçar a campanha durante o Carnaval em Dourados e em Fátima do Sul, destino de muitos douradenses nesse período devido ao Carnaval de rua.

A técnica de Saúde Pública Rosecléia Alexandre da Silva explica que em Dourados será reforçada a distribuição de preservativos em unidades básicas de saúde. Também será feita a entrega em locais onde haverá baile de carnaval. O órgão tem procurado os organizadores das festas para traçar estratégias sobre a campanha nesses quatro dias de Carnaval na cidade.

Em Fátima do Sul, onde muitos douradenses vão passar o Carnaval, o DST/Aids decidiu fazer uma parceria com o órgão de saúde local para reforçar a campanha durante duas noites. “É mais do que justo Dourados fazer uma parceria, já que muitos douradenses vão para a cidade brincar o Carnaval nesses dias”, disse a técnica.

Conforme estatística do Ministério da Saúde divulgada no dia 6 deste mês, a incidência da Aids no Brasil está se concentrando entre os jovens de 13 a 19 anos, atingindo principalmente homossexuais e mulheres. Nesta faixa etária, a prevalência de contaminação é feminina, com 60% dos casos. De 2000 a junho de 2009 foram registrados no país 3.713 casos da doença em meninas, contra 2.448 em meninos. Entre os adolescentes, 39,2% dos casos entre os meninos foram resultado de relações homossexuais.

Em Dourados, a incidência da Aids atinge mais o sexo masculino, segundo estatísticas do programa DST/Aids. Em 2009 foram diagnosticados 63 novos casos, sendo a maioria do sexo masculino, entre 21 e 40 anos de idade. Atualmente, 1.207 pacientes estão cadastrados no DST/Aids, sendo que 321 fazem tratamento com retrovirais. Do total, 57% são do sexo masculino, com idade entre 20 e 40 anos.

O Programa tem como objetivo reduzir a incidência de infecção pelo HIV/Aids através de campanhas de conscientização e ainda realiza o diagnósticos, tratamentos e assistência.

No programa, o paciente recebe tratamento com acompanhamento mensal de uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, psicólogo e assistente social. Além disso, a equipe do programa faz visitas domiciliares e atividades educativas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Além de passar por consultas médicas, o paciente tem acesso a exames laboratoriais de DST, antiHIV, VDRL e outros, para o diagnóstico de doenças como HIV/Aids, Herpes Genital, Condilomas, Hepatite B e C, dentre outras feridas genitais e DSTs.

O programa DST/Aids ainda realiza palestras e distribui materiais educativos, preservativos, panfletos e esclarecimento de dúvidas para que a população possa saber mais sobre DST/Aids. Os interessados em realizar algum tipo de exame ou participar de palestras devem procurar a sede do DST/Aids em Dourados, na Rua dos Missionários, 420, na Vila Helena, ou através do telefone 3423-9150.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente