Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Programa de governo de Lula critica FHC e esconde sigla PT

29 Ago 2006 - 16h15
O programa de governo do presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva confirma o que alguns especialistas já haviam notado com relação aos programas do horário eleitoral gratuito: a estética "em vermelho" característica da campanha anterior foi substituída pela ênfase nas cores da bandeira nacional e pelo uso bastante discreto da sigla do PT, legenda que o candidato presidiu por duas décadas.

Quem procurar a sigla do Partido dos Trabalhadores no programa "Lula Presidente - Programa de Governo 2007/2010", lançado hoje, vai achar duas menções em suas pouco mais de 30 páginas: uma no início do texto, e outra na contracapa, na estrela vermelha que acompanha o nome do presidente.

O presidente procurou rebater as críticas de que estaria "ocultando" a sigla em seus programas, ao afirmar ontem que "ninguém é mais vermelho" do que ele mesmo, durante encontro com intelectuais, em São Paulo.

FHC

O programa do presidente também dedica várias páginas para a crítica do governo anterior e do PSDB em geral. "O Governo Lula recebeu uma dupla herança negativa", afirma a coordenação de campanha, no interior do texto. Segundo o comitê de campanha, em 2002, "o país sofria os efeitos das políticas implementadas pela coligação PSDB-PFL, que frearam o crescimento".

Os tucanos voltam a ser criticados quando o programa de governo toca no assunto ética na política. "Como podem falar em 'ética' os autores da privataria que entregou grande parte das empresas estatais em processos por graves denúncias de irregularidades?"

O adversário de Lula, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, também não é poupado, quando se questiona no programa a "autoridade" da oposição, que teria "engavetado" "dezenas de CPIs" na "Câmara, no Senado e Assembléia de Legislativa de São Paulo".

O "escândalo do mensalão" não é mencionado no texto. Uma possível menção à crise de 2005 pode ser lida em apenas um parágrafo: "grupos que há séculos dominam esse país --e [que] controlaram até bem pouco tempo-- desencadearam ofensiva sem precedentes para preservar privilégios e voltar às posições perdidas".

Mais desenvolvimento

Após considerar que o país havia ultrapassado "quase três décadas perdidas", o comitê de campanha afirma que o "Governo Lula" fez o Brasil ingressar em "uma etapa de desenvolvimento sustentável", que caberá ao segundo mandato "avançar mais aceleradamente no rumo desse novo ciclo de desenvolvimento".

Aumentar a intensidade do nível de crescimento tem sido a tônica dos discursos e intervenções do presidente nos últimos dias, quando menciona seus planos para um eventual segundo mandato.

Ontem, o coordenador do programa de governo, Marco Aurélio Garcia, não afirmou que o governo vai acelerar o ritmo de queda dos juros. O presidente, no entanto, sinalizou que quer aumentar o nível de investimentos na economia brasileira.
 
 
Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados