Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
Busca
Brasil

Programa Aldeia Produtiva incentiva produção indígena em Aquidauana

9 Nov 2009 - 17h37Por Fátima News, com Assessoria

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio da agência municipal de Aquidauana, está incentivando a produção indígena no município.

 

 

Por meio do Programa Aldeia Produtiva, já foram entregues às famílias, mudas frutíferas, insumos para plantio, kits para implantação de hortas, além de oito patrulhas mecanizadas e combustível para funcionamento dos equipamentos.

 

 

De acordo com a coordenadora técnica municipal da Agraer de Aquidauana, Simone Corrêa, o programa vem apresentando excelentes resultados no município. Por meio das ações de horticultura as famílias estão garantindo uma alimentação mais saudável e também geração de renda através da comercialização do excedente. Com o recebimento das oito patrulhas mecanizadas, que atendem as nove aldeias do município, os indígenas já conseguiram garantir o preparo de solo para a próxima safra e iniciarão o plantio de milho. “Esse trabalho nunca havia acontecido antes, pois por falta de estrutura, sempre havia demora no preparo do solo, o que ocasionava atrasos no plantio e conseqüentemente, perdas na produção”, explica a coordenadora.

 

 

O Programa Aldeia Produtiva no município de Aquidauana é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e tem acompanhamento constante de técnicos da Agraer, com realização de reuniões para diagnóstico das necessidades locais, planejamento das ações, além de assistência técnica na implantação de pomares e hortas e no plantio de milho e mandioca.

 

 

As ações do programa estão sendo avaliadas periodicamente pela equipe técnica da Agraer. “As avaliações são feitas com o objetivo de diagnosticar possíveis falhas e realizar as correções necessárias, As últimas avaliações apontaram resultados animadores, mostrando que o programa vem atingindo as expectativas das famílias indígenas beneficiadas”, aponta Simone.

 

 

O diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão avalia o programa como uma oportunidade efetiva de inserir os indígenas no processo produtivo. “O programa cria condições para que as famílias indígenas produzam alimentos que serão utilizados tanto para subsistência como para geração de renda, com a comercialização do excedente”, conclui Roldão.

 

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça