Menu
SADER_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Programa Aldeia Produtiva incentiva produção indígena em Aquidauana

9 Nov 2009 - 17h37Por Fátima News, com Assessoria

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio da agência municipal de Aquidauana, está incentivando a produção indígena no município.

 

 

Por meio do Programa Aldeia Produtiva, já foram entregues às famílias, mudas frutíferas, insumos para plantio, kits para implantação de hortas, além de oito patrulhas mecanizadas e combustível para funcionamento dos equipamentos.

 

 

De acordo com a coordenadora técnica municipal da Agraer de Aquidauana, Simone Corrêa, o programa vem apresentando excelentes resultados no município. Por meio das ações de horticultura as famílias estão garantindo uma alimentação mais saudável e também geração de renda através da comercialização do excedente. Com o recebimento das oito patrulhas mecanizadas, que atendem as nove aldeias do município, os indígenas já conseguiram garantir o preparo de solo para a próxima safra e iniciarão o plantio de milho. “Esse trabalho nunca havia acontecido antes, pois por falta de estrutura, sempre havia demora no preparo do solo, o que ocasionava atrasos no plantio e conseqüentemente, perdas na produção”, explica a coordenadora.

 

 

O Programa Aldeia Produtiva no município de Aquidauana é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e tem acompanhamento constante de técnicos da Agraer, com realização de reuniões para diagnóstico das necessidades locais, planejamento das ações, além de assistência técnica na implantação de pomares e hortas e no plantio de milho e mandioca.

 

 

As ações do programa estão sendo avaliadas periodicamente pela equipe técnica da Agraer. “As avaliações são feitas com o objetivo de diagnosticar possíveis falhas e realizar as correções necessárias, As últimas avaliações apontaram resultados animadores, mostrando que o programa vem atingindo as expectativas das famílias indígenas beneficiadas”, aponta Simone.

 

 

O diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão avalia o programa como uma oportunidade efetiva de inserir os indígenas no processo produtivo. “O programa cria condições para que as famílias indígenas produzam alimentos que serão utilizados tanto para subsistência como para geração de renda, com a comercialização do excedente”, conclui Roldão.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego