Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Profissionais de MT, GO e SE participam de curso do Senar/MS

25 Jan 2011 - 16h38Por

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) realiza nesta quarta-feira (26) a cerimônia de abertura do curso de formação de novos instrutores que irão atuar no Programa Negócio Certo Rural. O treinamento irá capacitar 24 profissionais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Sergipe. A abertura do evento contará com a presença do gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Alvim, do superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, do diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro e dos representantes do Senar Central, Paulo Viana e Victor Ferreira.

O Programa Negócio Certo Rural, lançado em 2009, é realizado em parceria com o Sebrae com o objetivo de promover o crescimento do pequeno produtor rural, oferecendo ferramentas para que eles aprendam a gerir suas propriedades e identifiquem novas oportunidades de empreendimento e viabilidade do negócio. A iniciativa funciona pelo método de consultoria no meio rural. Os instrutores do Senar vão a campo, levando informação e conhecimento necessários para que o produtor rural possa aplicar no desenvolvimento das propriedades.

A iniciativa foi eleita pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) como prioridade na formação do produtor rural por promover a permanência dos jovens no meio em que eles vivem. Em 2010 foram 250 turmas formadas em 13 estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina), qualificando 7,5 mil novos empreendedores rurais.

Em Mato Grosso do Sul, o Senar/MS capacitou no ano passado, por meio do Programa, 112 produtores rurais. No final desse ano, está prevista uma avaliação em todo o País para conhecer os resultados práticos na economia familiar, como aumento de renda e melhoria da qualidade de vida.

A capacitação de instrutores do Programa Negócio Certo Rural será realizada na sede do Senar/MS, em Campo Grande, das 8h30 às 17h30, entre os dias 26,27 e 28 de janeiro.

Sobre o Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"