Menu
SADER_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Professores serão qualificados para atuar em presídios

5 Jul 2006 - 15h33
 

No Brasil, cerca de 70% dos 296,9 mil presos não possuem ensino fundamental completo e apenas 18% participam de alguma atividade educacional enquanto cumprem pena. Com base nesses dados, os ministérios da Educação, Justiça e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) decidiram firmar um convênio e vão qualificar os profissionais do sistema de ensino locais (estadual e municipal) para atuar nos presídios do país.

O Ministério da Educação quer incluir os presidiários no Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). De acordo com o diretor de Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação, Timothy Ireland, ao unificar a oferta do ensino profissional ao regular, os presos estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

"A educação prisional não tem recebido a atenção merecida. A privação da liberdade não significa privação de outros direitos, como, por exemplo, a educação", ressalta Ireland. Segundo ele, um projeto-piloto já está implantado em presídios do Ceará, Paraíba, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Cleber José Bento cumpre pena há sete anos em um presídio de Goiás. Ele participa do projeto Todas as Letras, do programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido pelo Ministério da Educação. Para Cleber, a atividade educacional e profissional dentro do presídio é uma forma de estimular a inclusão social e garantir sua inserção no mercado de trabalho: "Quero sair daqui com a cabeça erguida, ter qualificação para conseguir emprego para seguir minha vida."

Na próxima semana, será realizado em Brasília um seminário nacional para debater propostas discutidas em encontros promovidos nos estados para ampliar as atividades educacionais nos presídios.

 

 

Agência Brasil

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)