Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Professores índios concluem curso do Projeto Ára Verá

16 Ago 2006 - 14h30

O Projeto Ára Verá (espaço iluminado) está formando neste ano a segunda turma do Curso Normal em Nível Médio Formação de Professores Guarani/Kaiowá. Os 50 professores indígenas de toda a região sul do Mato Grosso do Sul novos professores, que iniciaram o curso em 2002, participam da solenidade que será realizada nesta sexta-feira, às 19h, no Salão da Paróquia São João Batista, em Dourados.

 

O curso prepara professores indígenas para atuarem na educação em suas comunidades nas séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil. O projeto teve início em julho de 1999, a partir da luta do Movimento dos Professores Indígenas Guarani/Kaiowá, tendo formado a primeira turma de 73 professores no ano de 2002.

 

O projeto faz parte de uma política de formação docente da secretaria Estadual de Educação, voltada ao atendimento das necessidades dos povos indígenas quanto a uma educação escolar específica e de políticas públicas para a educação escolar indígena de Mato Grosso do Sul. A formação da segunda turma teve o apoio da Prefeitura de Caarapó e dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dourados, Douradina, Japorã, Juti, Laguna Carapã e Paranhos, e de instituições como a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

 

Os formandos de Caarapó são os professores Andreza Fernandes, Celso Gonçalves, Crispim Soares Martins, Devanildo Ramires, Heliodoro de Almeida, Isaias Leme, João Carlos Vilhalva, Joselina Marques, Katiana de Carvalho, Nilton Ferreira Lima e Rodinei Ramires.

 

O prefeito Mateus Palma de Farias (PL) comentou que a formação dos professores contribui para a construção de uma política pública educacional para os povos indígenas, com respeito à sua cultura e suas peculiaridades. “Certamente, a participação desses professores vai ajudar a consolidar a educação escolar indígena reivindicada pelos Guarani-Kaiowá”, declarou o prefeito de Caarapó.

 

 

 

Fátima News

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço