Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Professores de Jateí fazem curso sobre Educação Ambiental

10 Out 2006 - 10h09

Devido uma parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria do Meio e apoio da prefeitura municipal, professores da Reme de Jateí participaram nos dias 05 e 06 de outubro do mini-curso Educação Ambiental na Escola.

 

Os estudos do dia 05 foram realizados na Sajapam (Sala Jateiense de Pesquisas Ambientais) localizada no Sitio Escola com a participação de mais de 40 professores e coordenadores, entre eles os secretários do meio ambiente Gerson Pereira Dias e da educação João Paulo Lacerda.

 

No local tiveram palestra com geógrafo Odair Fereira Marim falando sobre as Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global, e com a Promotora de Justiça Drª. Daniela Guiotti falando do Direito Ambiental.

Ela comentou sobre os princípios básicos dos direitos do meio ambiente que são: Poluidor pagador, sendo que quem causa danos ao meio ambiente deve reparar o ato. Precaução para prever os danos ambientais. Informações das atividades lesivas a população de evitar ou minimizar os danos. Os bens ambientais: água, energias, parques, ilhas, paisagens, sitio arqueológico entre outros.

 

De acordo com Guiotti o município não tem competência de legislar, mas sim competência administrativa de fiscalizar.

Este curso é uma preparação dos professores da Reme para a que no em 2007 seja implantado a disciplina de Educação Ambiental, na grade curricular, proposta feita pelo secretario de educação e atendida pelo prefeito Eraldo Jorge Leite (PL).

 

Logo após as palestras os professores fizeram estudos em grupos sobre as leis ambientais, e em seguida apresentações, orientados pela bióloga Nelci Aparecida Abrão e o fiscal ambiental Alex Barbosa.

De acordo com a coordenadora do Sabe, Maria Raimunda Bezerra esta capacitação de professores tem intuito de desenvolver projetos para a complementação do Sistema Aprenda Brasil de Ensino (Sabe) sem interferir em seu método de ensino, sendo este um trabalho que estará sempre em estudo contínuo.

 

Já no dia seguinte 06/10 os professores da Educação Infantil se reuniram na pré-escola Giancarlos da Silva com os orientadores Nelci Abrão e Alex Barbosa desenvolvendo a metodologia ambiental do projeto que vão elaborar. Já os educadores da escola rural do assentamento terão um dia específico para eles.
 
 
 
Fátima News

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro