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Brasil

Professores da rede estadual recebem atualização curricular

24 Ago 2004 - 13h45
Para oferecer subsídio teórico ao professor da rede estadual de ensino, foi entregue esta manhã, no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, dois livros de referenciais curriculares para o ensino médio aos diretores e professores das escolas estaduais de Campo Grande.

O embasamento teórico na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias (abrange História, Geografia e Ciências Sociais) e de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (abrange Matemática, Física, Química e Biologia) é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SED) para dar condições de aprimoramento e atualização dos conceitos repassados aos alunos.

Os textos foram produzidos por uma consultoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com outras instituições de ensino, nos últimos três anos, e serão uma fonte de consulta para o professor. “Os referenciais representam uma linha de trabalho na escola, refletindo a identidade da educação do Estado”, apontou a gestora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Veronice Lopes de Souza Braga.

Para interpretar as publicações, a SED promoveu várias capacitações aos professores da rede estadual, orientando sobre como utilizar o conteúdo teórico dos referenciais de forma coerente com a proposta curricular adotada pela secretaria. A SED já entregou os referenciais curriculares aos diretores de Três Lagoas, Paranaíba, Corumbá, Ladário, Aquidauana e Anastácio.

Avanços - O diretor da escola estadual Ada Teixeira, Valson Campos dos Anjos, acredita que esse trabalho é de muita importância aos educadores da rede estadual e que vai avançar no processo de ensino-aprendizagem. “O referencial curricular oferece teoria de forma científica ao professor. Além de facilitar o trabalho em sala de aula, irá dar melhor apoio pedagógico para a atuação em sala de aula”, observa Valson.

O secretário de estado de Educação, Hélio de Lima, enfatizou que, apesar de o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), do Ministério da Educação (MEC), ter diagnosticado que o desempenho dos alunos do ensino médio de Mato Grosso do Sul é satisfatório, ainda há muito por melhorar. “Esses documentos – embasamento teórico aos educadores da rede estadual de ensino, Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Saems), Plano Estadual de Educação de MS e Lei do Sistema Estadual de Ensino – permitem que o trabalho conjunto eleve a qualidade da educação em Mato Grosso do Sul”, declarou.

Aperfeiçoamento - Hélio lembrou que somente com o apoio e esforço do educador será possível elevar o padrão de ensino e de aprendizagem no estado. Para isso, a SED está oferecendo formação continuada aos profissionais. Neste semestre serão duas extensões, uma com recursos próprios do estado e outra com financiamento do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed/MEC). Em 2005, também será oferecido um curso em grau de especialização. “Estamos trabalhando também para implantar, ainda no ano que vem, o primeiro curso de mestrado aos professores da rede estadual de ensino”, anunciou o secretário. Hélio frisou que a formação continuada que a SED está oferecendo irá melhorar os resultados em sala de aula e melhorar a aprendizagem dos alunos.

Os participantes da solenidade de entrega dos referenciais curriculares também assistiram à palestra sobre Geociências, proferida pelo engenheiro aposentado da Petrobrás e professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Paulo Tibana.
 
 
Agência Popular

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