Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Professor indica 10 horas de estudos por dia para vestibulando

26 Jan 2011 - 18h10Por Folha Online

No Brasil, é comum dizer que o ano só começa depois do Carnaval. Mas, para quem está pensando no próximo vestibular, já é tempo de começar a se organizar.

O Fovest preparou um cronograma, que vai de fevereiro deste ano a janeiro do ano que vem, com dicas para dividir o tempo e não esquecer providências importantes.

Por exemplo: os maiores exames do país exigem na inscrição que o aluno tenha CPF próprio. Por isso, diz Paulo Lima, coordenador do CPV, fevereiro é tempo de providenciar os documentos e fazer um check-up médico que inclua, se for o caso, a revisão do grau dos óculos. "O vestibulando vai ter menos tempo para isso ao longo do ano", diz.

Já em relação aos estudos, um vestibular bem-sucedido começa com uma reflexão sobre o que é prioridade, avalia Fátima Sanchez, gestora do Instituto Personal Service, que ajuda jovens a planejarem suas carreiras. "É preciso estabelecer e, principalmente, cumprir metas."

Fátima sugere que o aluno fixe seu planejamento em um local visível. "Assim, ele vai lembrar todos os dias as metas que estabeleceu."

10 HORAS DE ESTUDO

Lima, o coordenador do CPV, concorda que um cronograma detalhado pode ser um aliado do estudante. Ele orienta seus alunos a dedicarem dez horas por dia aos livros, sendo seis em sala e quatro de forma individual.

Para definir o que fazer nesse momento de estudo sozinho, o estudante deve responder a duas perguntas: 1) Para o curso que eu quero, que disciplinas são mais cobradas? e 2) Em quais matérias tenho mais dificuldade?.

Para quem não faz cursinho, o ideal é manter as dez horas de estudo, sendo seis para estudos gerais e quatro para os objetivos pessoais, como reforço de pontos fracos ou aprofundamento em uma matéria específica.

Quando não for possível ter dez horas de estudo, deve-se manter a proporção de 60% do tempo disponível para estudos abrangentes e 40% para os específicos.

João Pedro Dannemann, 17, se fez essas perguntas e aperfeiçoou seu plano de estudos para conseguir, já no vestibular de meio do ano, uma vaga em administração na FGV ou na ESPM.

O estudante, que fez a prova dessas duas instituições no fim do ano passado, avaliou seu resultado e decidiu dedicar mais tempo a gramática, história e atualidades.

"Equilibrei mais o tempo que destino a cada disciplina, mas continuo estudando mais matemática", diz.

Seu cronograma, que começou antes mesmo das aulas e inclui atividades até o início da tarde de domingo, separa um tempo para seu hobby --o aikido, arte marcial japonesa. "Faço uma hora e meia duas vezes por semana. Ajuda a me distrair."

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação