Menu
SADER_FULL
quinta, 22 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Proerd forma mais 2.500 alunos de escolas municipais

23 Jun 2010 - 10h22Por ASSECOM
A Prefeitura de Dourados, em parceria com o 3° Batalhão da Polícia Militar, promove a partir desta sexta-feira (25) até o dia 9 de julho a formatura de 2.500 alunos da 5ª série do ensino fundamental de 17 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O projeto foi implantado em Dourados no ano 2000 e já formou mais de 20 mil crianças.

O gerente de núcleo de Esporte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação e coordenador do programa no município, Diogo Moraes, explica que principal foco é a valorização da criança e resgate da sua auto-estima.

São 17 lições divididas em 10 temas para instruir as crianças, através de atividades preventivas, a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes de drogas. O programa tem como modelo o trabalho desenvolvido pela Polícia de Los Angeles (EUA), onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças.

Conforme o policial militar e instrutor do programa, Alexandro Marcos Maria, o projeto tem caráter preventivo e educacional. “O Proerd foi adaptado com base à nossa cultura e aspecto socioeconômico. Antes de tudo foi realizado um estudo para sabermos a idade em que a criança é mais suscetível às investidas dos traficantes. Em nosso Estado, essa idade é de 13 anos. Como trabalhamos com a prevenção, realizamos o programa com alunos de 9 a 12”, detalha.

As aulas acontecem uma vez por semana e são aplicadas com recursos didáticos, como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros. Ao final são promovidas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando o aluno a transmitir os conhecimentos adquiridos.

Os professores são policiais militares que atuam fardados e possuem curso de formação de instrutor. Eles são preparados para trabalhar com crianças na faixa etária indicada. Além de manter as crianças longe das drogas, o intuito é aproximar a Polícia Militar da comunidade, já que os PMs trabalham com os alunos em sala de aula.

“Na implantação do projeto era difícil ver um policial fardado dentro de uma escola. Hoje eles já esperam nos encontrar. A cena é comum. As crianças de 3ª e 4ª série aguardam ansiosas para participar, pois envolvemos alunos da 5ª série. Na formatura a gente percebe a alegria da família”, explica o instrutor que trabalha com o Proerd desde sua implantação em Dourados.

As escolas municipais Íria Lúcia Wilhelm Kozen, Joaquim Murtinho, Efantina Quadros, Weimar Gonçalves Torres, Clori Benedetti de Freitas, Aurora Pedroso de Camargo, Clarice Bastos Rosa, Laudemira Coutinho de Melo, Neil Fioravanti, Rui Gomes, Tengatuí Marangatú, Sócrates Câmara, Armando Campo Belo, Maria da Rosa Antônia da Silveira Câmara, Coronel Firmino Vieira de Matos, Lóide Bonfim Andrade e Ruy Gomes possuem turmas que participarão da cerimônia de formatura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI