Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Proerd forma mais 2.500 alunos de escolas municipais

23 Jun 2010 - 10h22Por ASSECOM
A Prefeitura de Dourados, em parceria com o 3° Batalhão da Polícia Militar, promove a partir desta sexta-feira (25) até o dia 9 de julho a formatura de 2.500 alunos da 5ª série do ensino fundamental de 17 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O projeto foi implantado em Dourados no ano 2000 e já formou mais de 20 mil crianças.

O gerente de núcleo de Esporte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação e coordenador do programa no município, Diogo Moraes, explica que principal foco é a valorização da criança e resgate da sua auto-estima.

São 17 lições divididas em 10 temas para instruir as crianças, através de atividades preventivas, a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes de drogas. O programa tem como modelo o trabalho desenvolvido pela Polícia de Los Angeles (EUA), onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças.

Conforme o policial militar e instrutor do programa, Alexandro Marcos Maria, o projeto tem caráter preventivo e educacional. “O Proerd foi adaptado com base à nossa cultura e aspecto socioeconômico. Antes de tudo foi realizado um estudo para sabermos a idade em que a criança é mais suscetível às investidas dos traficantes. Em nosso Estado, essa idade é de 13 anos. Como trabalhamos com a prevenção, realizamos o programa com alunos de 9 a 12”, detalha.

As aulas acontecem uma vez por semana e são aplicadas com recursos didáticos, como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros. Ao final são promovidas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando o aluno a transmitir os conhecimentos adquiridos.

Os professores são policiais militares que atuam fardados e possuem curso de formação de instrutor. Eles são preparados para trabalhar com crianças na faixa etária indicada. Além de manter as crianças longe das drogas, o intuito é aproximar a Polícia Militar da comunidade, já que os PMs trabalham com os alunos em sala de aula.

“Na implantação do projeto era difícil ver um policial fardado dentro de uma escola. Hoje eles já esperam nos encontrar. A cena é comum. As crianças de 3ª e 4ª série aguardam ansiosas para participar, pois envolvemos alunos da 5ª série. Na formatura a gente percebe a alegria da família”, explica o instrutor que trabalha com o Proerd desde sua implantação em Dourados.

As escolas municipais Íria Lúcia Wilhelm Kozen, Joaquim Murtinho, Efantina Quadros, Weimar Gonçalves Torres, Clori Benedetti de Freitas, Aurora Pedroso de Camargo, Clarice Bastos Rosa, Laudemira Coutinho de Melo, Neil Fioravanti, Rui Gomes, Tengatuí Marangatú, Sócrates Câmara, Armando Campo Belo, Maria da Rosa Antônia da Silveira Câmara, Coronel Firmino Vieira de Matos, Lóide Bonfim Andrade e Ruy Gomes possuem turmas que participarão da cerimônia de formatura.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS