Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Proerd forma 176 alunos em Glória de Dourados

30 Dez 2009 - 09h30Por Diário MS
Em Glória de Dourados aconteceu mais uma formatura de alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em solenidade ocorrida no anfiteatro do Defap, superlotado por familiares dos formandos, professores, público em geral e autoridades que prestigiaram o magnífico evento, uma organização da Polícia Militar do Estado de MS, Comando de Policiamento do Interior, 16º BPM de Fátima do Sul, 2ª Cia. PM de Glória e Prefeitura de Glória de Dourados através da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec).
Cerca de 176 alunos das escolas municipais Marinha do Brasil e Dois de Maio Polo; escolas da rede estadual, Eufrosina Pinto, Hilda Bergo Duarte, Vânia Medeiros Lopes, Weimar Gonçalves Torres e escola particular Centro Educacional Gloriadouradense (Ceg), receberam o certificado de conclusão do curso. Compôs a mesa durante as solenidades, o prefeito Arceno Athas Júnior; tenente coronel PM Isfrido Cabanha, comandante do 16º BPM; major PM Wellington Luiz Santana Lopes, subcomandante do 16º BPM e coordenador Proerd do 16º BPM; major PM Tony Audry Lima Zerlotti, comandante da 2ª Cia. PM/16º BPM; secretária municipal da Semec, professora Marcilene Nunes de Souza Martinez; instrutores, soldados PMs Joseval dos Santos Silva, Rogério Ferreira Silva e José Roberto dos Santos.
 
O Proerd é uma adaptação do programa americano (d.a.r.e.), inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e o Distrito Escolar Unificado da cidade de Los Angeles, e hoje é aplicado em mais de 90 países. O Programa visa auxiliar o estudante a reconhecer e resistir às pressões diretas ou indiretas que podem vir as influenciá-lo a experimentar qualquer tipo de droga ou mesmo se engajar em atividades violentas.
 
É organizado em 17 lições, ministradas em sala de aula, obrigatoriamente por um Policial Militar no uso da farda e com o auxílio da professora. Um Policial Militar especialmente treinado é designado em uma escola, uma vez por semana, durante todo um semestre, para conduzir as lições no 5º ano do Ensino Fundamental. Na realidade, os profissionais e criadores do programa optaram pelo 5º ano do Ensino Fundamental, após estudos e pesquisas, nos quais verificaram que nesta série escolar, as crianças que estão na faixa etária entre 9 e 12 anos, e na fase da pré-adolescência, ainda não tiveram contato direto com as drogas e com à violência que estas proporcionam. A melhor redação do município de Glória de Dourados foi para a E.M. Marinha do Brasil, para a aluna do 5º ano B, Maria Regina das Neves, ficando em 1º lugar. Na 2ª posição ficou a aluna Jaqueline Portugal Mota, do Centro Educacional Gloriadouradense (Ceg), centro escolar particular; e o 3º lugar ficou com a aluna Laryssa Martins Diacópilos, pertencente à Escola estadual professora Eufrosina Pinto.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon