Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Proerd forma 176 alunos em Glória de Dourados

30 Dez 2009 - 09h30Por Diário MS
Em Glória de Dourados aconteceu mais uma formatura de alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em solenidade ocorrida no anfiteatro do Defap, superlotado por familiares dos formandos, professores, público em geral e autoridades que prestigiaram o magnífico evento, uma organização da Polícia Militar do Estado de MS, Comando de Policiamento do Interior, 16º BPM de Fátima do Sul, 2ª Cia. PM de Glória e Prefeitura de Glória de Dourados através da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec).
Cerca de 176 alunos das escolas municipais Marinha do Brasil e Dois de Maio Polo; escolas da rede estadual, Eufrosina Pinto, Hilda Bergo Duarte, Vânia Medeiros Lopes, Weimar Gonçalves Torres e escola particular Centro Educacional Gloriadouradense (Ceg), receberam o certificado de conclusão do curso. Compôs a mesa durante as solenidades, o prefeito Arceno Athas Júnior; tenente coronel PM Isfrido Cabanha, comandante do 16º BPM; major PM Wellington Luiz Santana Lopes, subcomandante do 16º BPM e coordenador Proerd do 16º BPM; major PM Tony Audry Lima Zerlotti, comandante da 2ª Cia. PM/16º BPM; secretária municipal da Semec, professora Marcilene Nunes de Souza Martinez; instrutores, soldados PMs Joseval dos Santos Silva, Rogério Ferreira Silva e José Roberto dos Santos.
 
O Proerd é uma adaptação do programa americano (d.a.r.e.), inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e o Distrito Escolar Unificado da cidade de Los Angeles, e hoje é aplicado em mais de 90 países. O Programa visa auxiliar o estudante a reconhecer e resistir às pressões diretas ou indiretas que podem vir as influenciá-lo a experimentar qualquer tipo de droga ou mesmo se engajar em atividades violentas.
 
É organizado em 17 lições, ministradas em sala de aula, obrigatoriamente por um Policial Militar no uso da farda e com o auxílio da professora. Um Policial Militar especialmente treinado é designado em uma escola, uma vez por semana, durante todo um semestre, para conduzir as lições no 5º ano do Ensino Fundamental. Na realidade, os profissionais e criadores do programa optaram pelo 5º ano do Ensino Fundamental, após estudos e pesquisas, nos quais verificaram que nesta série escolar, as crianças que estão na faixa etária entre 9 e 12 anos, e na fase da pré-adolescência, ainda não tiveram contato direto com as drogas e com à violência que estas proporcionam. A melhor redação do município de Glória de Dourados foi para a E.M. Marinha do Brasil, para a aluna do 5º ano B, Maria Regina das Neves, ficando em 1º lugar. Na 2ª posição ficou a aluna Jaqueline Portugal Mota, do Centro Educacional Gloriadouradense (Ceg), centro escolar particular; e o 3º lugar ficou com a aluna Laryssa Martins Diacópilos, pertencente à Escola estadual professora Eufrosina Pinto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada