Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Produtores ameaçam fechar agências do BB em 3 cidades do MS

8 Dez 2006 - 08h57
 

Pelo menos 1.388 agricultores ameaçam fecharam as agência do Banco do Brasil em Mundo Novo, Itaquiraí e Naviraí na próxima semana conforme reunião do GETIM (Grupo de Trabalho Intermunicipal) que trata das questões em defesa dos produtores que foram atingidos pela crise da febre aftosa em outubro de 2005.

De acordo com o GETIM, o problema está focado hoje na não liberação pelo Banco do Brasil de créditos no valor de R$ 8,5 milhões correspondente a 1.388 contratos protocolados nas agências da instituição em Mundo Novo, Itaquiraí e Naviraí, sendo que desse total 635 estão em Mundo Novo, 742 em Itaquiraí e 108 em Naviraí.

Esses recursos são referentes à Resolução nº 3.374, de 19 de junho de 2006, do CMN (Conselho Monetário Nacional), que disponibiliza crédito especial no valor individual a cada agricultor de R$ 6 mil com até 3 anos de carência e prazo de até 10 anos para quitação com juros de 1% ao ano para reconversão e revitalização da unidade familiar desses agricultores que tiveram o gado abatido em virtude do foco de aftosa.

Esses créditos poderiam estar sendo acessados desde setembro de 2006 quando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrária começou a elaboração dos projetos incluindo as renegociações das dividas. Em todos os municípios os técnicos do governo do Estado trabalharam, inclusive fazendo horas extras, para atender a demanda dentro do prazo pactuado pelo BB que finalizou em 30 de outubro.

De lá para cá, dos 1.388 projetos protocolados, apenas 129 tiveram liberação. Ainda, deste total de projetos, cerca de 15% foram devolvidos pelo Banco do Brasil com a alegação de que os mesmos não eram público alvo. Essa justificativa do BB causou revolta perante os agricultores, já que, segundo a instituição financeira aqueles que não têm operações Pronaf não podem acessar o crédito especial incluindo aqueles que já quitaram as operações com os recursos das indenizações pelo abate do gado.

O GETIM preocupado com esta situação, em reunião nesta semana em Itaquiraí com representantes desses municípios, discutiu a situação incluindo a preocupação também por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário que acompanha o problema. O coordenador-geral de Financiamento à Produção Rural do Ministério, João Guadagnin, comunicou que o Banco do Brasil pode não efetivar esses contratos antes de 30 de dezembro em virtude de dificuldades técnicas encontradas nas agências.

Com isso, os agricultores do Cone Sul do Estado que estão nos municípios afetados pela crise da febre aftosa marcaram para esta sexta-feira uma reunião emergencial com os prefeitos de Mundo Novo, Japorã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí e Naviraí para definirem apoio político para tratar o assunto. Além disso, o GETIM deverá mobilizar todos os 1.388 agricultores para protestarem junto às agências do BB nesses municípios.

Essas ações incluem o fechamento das agências na busca de uma resposta para a situação e ainda reforçar o pedido do Ministério ao Fundo Monetário Nacional para que na próxima reunião que será realizada neste mês mude a redação de um dos artigos da 3.374 que não foi colocado em pauta na reunião do CMN no dia 30 de novembro em Brasília (DF).

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos