Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
Brasil

Produção de veículos cai 1% em 2009 afetada por exportações

7 Jan 2010 - 13h44Por Folha Online

A produção da indústria automobilística registrou queda de 1% em 2009, no comparativo com o ano anterior. O número representa ficou abaixo da expectativa do setor, que previa ligeira alta no período após o aquecimento da indústria nos últimos meses do ano. Em dezembro, a produção teve elevação de 14,7% ante novembro, e alta de 163% em relação ao mesmo período de 2008.

De acordo com os dados divulgado nesta quinta-feira pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram produzidos no ano passado 3,18 milhões de veículos no país, número que engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões --em 2008, foram 3,22 milhões. Apenas em dezembro, a produção ficou em 240.523 unidades.

Mesmo com os dados positivos nos últimos meses, puxada pela demanda interna, a produção no ano foi afetada pelas exportações, que registraram queda no ano. As vendas externas do setor tiveram redução de 35,3% no comparativo com 2008, mas apresentaram aumento em dezembro ante o mesmo mês do ano anterior (10,8%) e contra novembro (2,5%).

O número de empregados nas montadoras somou 124.354 trabalhadores em dezembro 2009, 425 a mais do que em novembro, mais abaixo do contabilizado em dezembro de 2008 (126.777) e pior ainda em relação a outubro de 2008 (131.717), quando houve o agravamento da crise internacional.

Vendas

As vendas de veículos novos registraram alta de 11,4% no ano passado, frente aos números de 2008, com o emplacamento de 3,14 milhões de unidades. O número representa o terceiro recorde anual consecutivo, já esperado após os benefícios concedidos pelo governo, como redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e incentivo ao crédito.

Em dezembro, no comparativo com igual intervalo no ano anterior, houve acréscimo de 44,5% nos licenciamentos. Frente ao mês de novembro, a alta foi de 14,6%.

O recorde do setor automotivo foi batido em setembro (308,7 mil unidades) devido à corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar o último mês antes da elevação gradual do IPI, que voltaria gradualmente ao patamar original até janeiro. No final de novembro, no entanto, o governo federal anunciou a manutenção das alíquotas mais baixas do imposto, apenas para carros flex, até março de 2010.

Leia Também

PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C
Luto em Fátima do Sul
Faleceu o radialista e artista de circo João Ramão da Silva Cuno, o querido gaúcho
Ajude
Família busca ajuda para criança autista com suspeita de síndrome rara e obesidade mórbida
VICENTINA - SUSTO - SÃO JOSÉ
Em Vicentina, temporal devasta o distrito de São José moradores enfrentam perdas e desespero
ALTA MÉDICA
Recém-nascido abandonado em sacola recebe alta de hospital

Mais Lidas

VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente