Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Produção de leite é modelo no município de Ivinhema

16 Mar 2011 - 08h00Por Diário MS

Aumentar quase 80% da produção de leite sem agravar as despesas. Essa ideia aparentemente pode parecer difícil de ser concretizada. Mas uma experiência realizada em uma propriedade no Município de Ivinhema mostra resultados positivos. Trata-se da integração da suinocultura com a produção de leite. Com orientação de um médico veterinário, o produtor Orlando Maia dividiu o pasto em piquetes, nos quais o gado leiteiro se reveza diariamente. O pasto é produzido com capim mombaça, ferti-irrigado periodicamente com dejetos suínos tratados e não poluentes de uma granja instalada ao lado de seu sitio.
A união das duas produções deu tão certo que em pouco tempo o senhor Orlando já colhe os frutos na propriedade localizada na Gleba Ouro Verde. “Estou muito contente. Sou produtor rural há muitos anos e esse novo tipo de produção tem dado certo. Não preciso comprar adubo e isso ajuda muito a manter a atividade”, diz ele satisfeito. O médico veterinário que acompanha o projeto na propriedade, Everson Lima Maia, explica que com esse sistema, o pasto fica com uma qualidade muito melhor. “Esse tipo de produção faz com que os custos de manejo sejam reduzidos e será ainda mais compensador em épocas de seca, como no inverno”, disse.
Além de acelerar o crescimento do capim e melhorar a qualidade da pastagem, a integração ainda garante uma economia em gastos com adubos. As vacas, ao se alimentarem melhor dão mais leite. Hoje, o pecuarista conta com uma produção de 220 litros por dia, que é encaminhada para o laticínio local. “A ideia é aumentar essa quantidade cada vez mais, já que estamos apenas começando”, ressalta o veterinário Everson, que também é neto do senhor Orlando.
O prefeito do Município de Ivinhema, Renato Câmara, acompanha de perto todas as inovações agrícolas da região. Para ele, que também é engenheiro agrônomo, o sítio do senhor Orlando é um modelo. “Ações como esta, realizada na propriedade servem de exemplo para outros produtores, pois dá um destino útil a um produto que seria descartado na natureza. Com trabalhos deste tipo, sem dúvida alguma, fortalece a bacia leiteira do Vale do Ivinhema”.
Em um levantamento de dados feito pela Agraer, ficou constatado que Ivinhema produz 31.085 litros de leite ao dia. Esse número coloca o município como sendo um dos maiores produtores da região do Vale do Ivinhema. O setor injeta mais de R$ 5 milhões na economia anualmente.
Uma das ações do Município é incentivar a capacitação dos produtores e salientar a importância na obtenção do leite, assim como aspectos industriais, beneficiamento, processamento e impactos ambientais. Para isso está sendo implantado o projeto Balde Cheio no Colégio Agrícola, parceria entre a prefeitura de Ivinhema, através da direção da escola e da Agraer.
Esse programa vai funcionar como exemplo para os produtores locais, em aspectos sobre como produzir alimento ao gado com alto valor nutritivo, além de orientar sobre o conceito de rodízio de pastagem, entre outros assuntos da área.
Segundo a direção do Colégio Agrícola, está tudo organizado e esse projeto deve entrar em atividade nos próximos meses. O programa Balde Cheio será utilizado também como uma unidade demonstrativa de transferência de tecnologia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto