Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 28 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Produção de cordeiros em MS será discutida na Feira do Empreendedor

23 Jul 2010 - 13h59Por Fátima News

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresenta hoje, a partir das 20 horas, no Centro de Exposições Albano Franco, palestra de agronegócio na Feira do Empreendedor.

 

 

 

A Feira que segue até domingo, dia 25 de julho, com entrada gratuita, é realizada pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul (http://fe.sebraems.com.br) que se propõe oferecer oportunidades tanto para empresários quanto para quem planeja abrir seu próprio negócio. Várias palestras estão sendo apresentadas em diversas categorias como: tecnologia e internet, artesanato, comercio e serviços, gastronomia e alimentação, agronegócios, entre outros vários setores. 

 

 

 

A palestra de hoje a noite será proferida pelo pesquisador da Embrapa, Fernando Alvarenga Reis, que abordará os desafios da criação de ovinos em pastos tropicais. Em sua apresentação o pesquisador falará da produção de ovinocultura do ponto de vista empresarial.Questões como produção de carne, investimento no setor, genética animal e alimentação serão explanadas pelo especialista que pondera: " A ovinocultura carece de profissionalismo no que se refere à produção de carne". Para o pesquisador, há muitos investimentos na criação de animais de elite de raças específicas, sem contudo favorecer a condição genética do rebanho que poderá abastecer o mercado carente e demandante por cordeiros. 

 

 

 

Na palestra Fernando Reis  vai caracterizar a demanda e o padrão animal requerido pela industria e consumidor e focará a importância da carne de cordeiro, sua padronização, escala de produção e regularidade de oferta de animais para abate. A questão custo de produção e preços pagos pela precocidade e carcaças também serão mostrados. Para exemplificar preço de carcaça, um cordeiro até um ano de idade com carcaça acima de 20 quilos custa em torno de R$ 130 reais a arroba nas principais praças de São Paulo, já ovelhas e machos de mais idade, o valor chega a cair pela metade.

 

Outra abordagem de interesse do criador é do sistema de produção." Na ovinocultura não temos nada comparado aos bovinos como o Nelore, um animal rústico e criado a pasto. Nossas ovelhas são de origem lanada, como na região sul, ou deslanadas, da região nordeste", diz Fernando que comentará as limitações para criação a pasto no Brasil Central, vantagens, custo de produção e desafios.

 

 

 

Um dos aspectos na criação de ovinos em pastagem no Brasil Central, refere-se ao desempenho desses animais. Segundo Fernando, ovinos criados nas condições da maiora dos pastos já degradados não apresentam bom desempenho e muito menos atrai o criador e nem a industria. A alternativa tem sido a formação de rebanhos com ovelhas lanadas, de maior potencial genético para desempenho, porém de elevada exigência, tendo que se criar praticamente em sistema de confinamento, informa o pesquisador.

 


A principal vantagem da criação de ovinos a pasto é o custo de produção. No caso dos ovinos, muitos desafios precisam ser contornados para que não se tornem desvantagens. As forragens devem ser abundantes e de boa qualidade, afirma o pesquisador que complementa: "O ajuste da carga animal deve ser bem adequada para, ao mesmo tempo, atender a exigência nutricional dos animais e evitar a alta incidência de verminose".

 

 

 

O pesquisador que lidera uma pesquisa na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) de ovinos criados a pasto acredita que é possivel contornar os problemas com planejamento adequado das atividade de manejo como: épocas adequadas de reprodução, estratégias de suplementação alimentar, medidas preventivas na sanidade dos animais, acompanhamento dos índices zootécnicos dos animais para viabilização econômica da atividade e todas medidas para condução empresarial da atividade previstas no Programa Boas Práticas Agropecuárias - bovinos de Corte, com pequenos ajustes específicos para os ovinos.

 

 

 

Para assistir a apresentação os interessados devem se dirigir ao local do evento, no Centro de Exposições Albano Franco, localizado na avenida Mato Grosso, em Campo Grande , MS.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso