Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 28 de julho de 2021
Busca
Brasil

Produção de cordeiros em MS será discutida na Feira do Empreendedor

23 Jul 2010 - 13h59Por Fátima News

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresenta hoje, a partir das 20 horas, no Centro de Exposições Albano Franco, palestra de agronegócio na Feira do Empreendedor.

 

 

 

A Feira que segue até domingo, dia 25 de julho, com entrada gratuita, é realizada pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul (http://fe.sebraems.com.br) que se propõe oferecer oportunidades tanto para empresários quanto para quem planeja abrir seu próprio negócio. Várias palestras estão sendo apresentadas em diversas categorias como: tecnologia e internet, artesanato, comercio e serviços, gastronomia e alimentação, agronegócios, entre outros vários setores. 

 

 

 

A palestra de hoje a noite será proferida pelo pesquisador da Embrapa, Fernando Alvarenga Reis, que abordará os desafios da criação de ovinos em pastos tropicais. Em sua apresentação o pesquisador falará da produção de ovinocultura do ponto de vista empresarial.Questões como produção de carne, investimento no setor, genética animal e alimentação serão explanadas pelo especialista que pondera: " A ovinocultura carece de profissionalismo no que se refere à produção de carne". Para o pesquisador, há muitos investimentos na criação de animais de elite de raças específicas, sem contudo favorecer a condição genética do rebanho que poderá abastecer o mercado carente e demandante por cordeiros. 

 

 

 

Na palestra Fernando Reis  vai caracterizar a demanda e o padrão animal requerido pela industria e consumidor e focará a importância da carne de cordeiro, sua padronização, escala de produção e regularidade de oferta de animais para abate. A questão custo de produção e preços pagos pela precocidade e carcaças também serão mostrados. Para exemplificar preço de carcaça, um cordeiro até um ano de idade com carcaça acima de 20 quilos custa em torno de R$ 130 reais a arroba nas principais praças de São Paulo, já ovelhas e machos de mais idade, o valor chega a cair pela metade.

 

Outra abordagem de interesse do criador é do sistema de produção." Na ovinocultura não temos nada comparado aos bovinos como o Nelore, um animal rústico e criado a pasto. Nossas ovelhas são de origem lanada, como na região sul, ou deslanadas, da região nordeste", diz Fernando que comentará as limitações para criação a pasto no Brasil Central, vantagens, custo de produção e desafios.

 

 

 

Um dos aspectos na criação de ovinos em pastagem no Brasil Central, refere-se ao desempenho desses animais. Segundo Fernando, ovinos criados nas condições da maiora dos pastos já degradados não apresentam bom desempenho e muito menos atrai o criador e nem a industria. A alternativa tem sido a formação de rebanhos com ovelhas lanadas, de maior potencial genético para desempenho, porém de elevada exigência, tendo que se criar praticamente em sistema de confinamento, informa o pesquisador.

 


A principal vantagem da criação de ovinos a pasto é o custo de produção. No caso dos ovinos, muitos desafios precisam ser contornados para que não se tornem desvantagens. As forragens devem ser abundantes e de boa qualidade, afirma o pesquisador que complementa: "O ajuste da carga animal deve ser bem adequada para, ao mesmo tempo, atender a exigência nutricional dos animais e evitar a alta incidência de verminose".

 

 

 

O pesquisador que lidera uma pesquisa na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) de ovinos criados a pasto acredita que é possivel contornar os problemas com planejamento adequado das atividade de manejo como: épocas adequadas de reprodução, estratégias de suplementação alimentar, medidas preventivas na sanidade dos animais, acompanhamento dos índices zootécnicos dos animais para viabilização econômica da atividade e todas medidas para condução empresarial da atividade previstas no Programa Boas Práticas Agropecuárias - bovinos de Corte, com pequenos ajustes específicos para os ovinos.

 

 

 

Para assistir a apresentação os interessados devem se dirigir ao local do evento, no Centro de Exposições Albano Franco, localizado na avenida Mato Grosso, em Campo Grande , MS.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas
CONCURSO PÚBLICO
Caixa Econômica convocará 9 mil de concursos e abre mais mil vagas
BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos
COVID 19 NO BRASIL
Brasil registra 19,68 milhões de casos de covid-19 e 549,92 mil mortes
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica