Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Produção de calcário atenderá 60% da demanda em MS

17 Nov 2009 - 08h59Por Conjuntura

Com o objetivo de alcançar a auto-suficiência na produção de calcários (calcítico e dolomítico) e atender 100% da demanda local, mais uma indústria mineradora de Bodoquena entrará no cenário para ajudar a elevar o índice de produção no Mato Grosso do Sul.

De acordo com os dados de produção divulgados pelo Serviço de Fiscalização Agropecuária da SFA/MS, o Estado produziu até o terceiro trimestre do no passado, 974.748 toneladas do produto, dos quais, 90% são de calcário dolomítico, que apresenta boa capacidade de correção da acidez, além de fornecer mais de 5% de magnésio na composição.

Comparando os dados de produção do terceiro trimestre de 2009 com o mesmo período do ano passado, a SFA registrou uma redução de aproximadamente 13,2%, quando foi registrada a produção de 861.000 toneladas.

A produção de calcário calcítico, ou calcário sedimentar, extraído naturalmente com o uso de máquinas na superfície do solo, representa no máximo 10% do total comercializado no Estado, mas em termos de neutralização da acidez a ação é semelhante a do calcário dolomítico, se for devidamente processado (moído).

De uma forma geral os calcários produzidos no Mato Grosso do Sul, mais especificamente nas jazidas de Bela Vista, Miranda e Bonito atendem praticamente 50% da demanda local e apresentam na média, PRNT (Poder Real de Neutralização total) da acidez, em torno de 76%, sendo que este índice pode ser um pouco mais elevado quando o calcário é extraído de rochas.

Outro fator que interfere diretamente na qualidade e na ação do produto no solo é a granulometria. Quanto mais fino for o produto, melhor a correção da acidez do solo.


Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo