Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 28 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Produção artesanal de Bonito é exportada para a Europa

25 Abr 2011 - 14h45Por Conjuntura Online

O município de Bonito tem obtido desde o ano passado destaque nacional e internacional com um item que não faz parte dos seus atrativos turísticos, mas da sua cultura.

A excelente repercussão é resultado dos diversos trabalhos artesanais criados e produzidos pelas integrantes do grupo “Bonito Feito à Mão”, composto por bordadeiras da cidade que fabricam e comercializam bolsas, ecobags (mochilas para compras, evitando o uso de sacolas plásticas), aventais, toalhas e outros itens - decorativos e utilitários.

O grupo foi o primeiro em Bonito a exportar artesanato local para outros países, incluindo Holanda, Itália e Alemanha. No Brasil o grupo Safira Sedas, de São Paulo, lançou a coleção Aquário com estampas inspiradas nos peixes de Bonito criados pelas artesãs.

“Além do processo criativo que nosso trabalho envolve, temos como princípio valorizar a cultura regional. É uma questão de identidade”, afirma Albertina Gesser Orben, coordenadora do grupo. Os produtos são ilustrados com bordados de seis tipos de peixe: Piraputanga, Dourado, Pacu, Cachara, Pintado e Mato Grosso.

A idéia é incorporar novos motivos nas próximas coleções, incluindo pássaros e plantas nativas de Bonito e da região.

A iniciativa data de 2007 quando com apoio do SEBRAE, da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e da Divisão de Cultura foi realizado o primeiro encontro do grupo, com 27 participantes, juntamente com oficinas de qualificação.

“Nosso grupo diminuiu bastante desde então, mas se consolidou”, afirma Albertina. “Hoje trabalhamos com 7 bordadeiras, três costureiras terceirizadas e temos há mais de dois anos oficina e loja em um excelente ponto, na Rua Pilad Rebuá (1956), além de expectativas cada vez mais promissoras”, conclui.

O grupo, que é integrado pelas artesãs Lourdes Rocha Souza, Crisciane Gomes da Silva, Maria Aparecida Flores Balbuena, Neuza da Cruz Jacques, Terezinha Bertolini e Horacilda Pasold - além da coordenadora Albertina – têm agora como objetivo imediato a sua formalização, com a criação, já em andamento, da “Associação das Bordadeiras Bonito Feito á Mão”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TURISMO 2021
Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?
SUA SAÚDE
Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar
SEU BOLSO
Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira
SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço