Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
sábado, 4 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
AGRICULTURA

Produção agrícola deste ano deve ser 8,1% menor do que a de 2008

6 Nov 2009 - 05h49Por Agência Brasil
A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2009 deve ser 8,1% menor do que a safra recorde de 2008 e totalizar 134,1 milhões de toneladas, 8,5 mil toneladas a menos do que a projeção divulgada em setembro. Devido às condições climáticas que afetaram a Região Sul, o Instituto Brasileiro Geografia Estatística (IBGE) apresentou hoje (5) a décima estimativa revisada.

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a retração da colheita reflete os impactos das chuvas sobre as culturas de inverno, em especial, a queda da produção de trigo, a principal lavoura da estação, em Santa Catarina e no Paraná. Devido a esses efeitos climáticos, o estado de Mato Grosso ultrapassará o Paraná e neste ano será o maior produtor nacional de grãos.

“Temos no campo agora culturas de inverno e esse foi um inverno chuvoso na Região Sul. O excesso de chuvas aumenta a incidência de doenças e o excesso de umidade no grão, fazendo cair a qualidade do produto”, explicou o coordenador da pesquisa do IBGE, Mauro Andreazzi, lembrando que a safra de 2008 foi recorde e chegou a 146 milhões de toneladas, marca “díficil de ser alcançada”.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também divulgou hoje, em Brasília, a projeção para safra de trigo em 2009, mostrando que a produção do cereal, dependente de importações, deve cair 14,3% na safra 2009/2010 em relação ao resultado anterior.

Para o ano, o IBGE também divulgou as projeções das três principais culturas no país, que respondem por 81,4% da área plantada, e apresentam variações distintas de 2008 para 2009. A estimativa é de acréscimo de 2,2% na área de soja, queda de 4,6% na de milho e aumento de 1% na de arroz. Quanto à safra, apenas o arroz deverá ter avanço, de 4,2%. Para soja, a estimativa é de queda de 4,8% e para o milho, de 13,3%.

Em relação à área a ser colhida, de um ano para o outro, a projeção é de queda de 0,2%, totalizando 47,2 milhões de hectares. Assim, a safra de grãos ficará distribuída entre as regiões Sul, com 52,6 milhões de toneladas; Centro-Oeste, com 48,9 milhões; Sudeste, com 17,2 milhões de toneladas; Nordeste, com 11,7 milhões de toneladas e Norte, com 3,8 milhões.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio