Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AGRICULTURA

Produção agrícola deste ano deve ser 8,1% menor do que a de 2008

6 Nov 2009 - 05h49Por Agência Brasil
A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2009 deve ser 8,1% menor do que a safra recorde de 2008 e totalizar 134,1 milhões de toneladas, 8,5 mil toneladas a menos do que a projeção divulgada em setembro. Devido às condições climáticas que afetaram a Região Sul, o Instituto Brasileiro Geografia Estatística (IBGE) apresentou hoje (5) a décima estimativa revisada.

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a retração da colheita reflete os impactos das chuvas sobre as culturas de inverno, em especial, a queda da produção de trigo, a principal lavoura da estação, em Santa Catarina e no Paraná. Devido a esses efeitos climáticos, o estado de Mato Grosso ultrapassará o Paraná e neste ano será o maior produtor nacional de grãos.

“Temos no campo agora culturas de inverno e esse foi um inverno chuvoso na Região Sul. O excesso de chuvas aumenta a incidência de doenças e o excesso de umidade no grão, fazendo cair a qualidade do produto”, explicou o coordenador da pesquisa do IBGE, Mauro Andreazzi, lembrando que a safra de 2008 foi recorde e chegou a 146 milhões de toneladas, marca “díficil de ser alcançada”.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também divulgou hoje, em Brasília, a projeção para safra de trigo em 2009, mostrando que a produção do cereal, dependente de importações, deve cair 14,3% na safra 2009/2010 em relação ao resultado anterior.

Para o ano, o IBGE também divulgou as projeções das três principais culturas no país, que respondem por 81,4% da área plantada, e apresentam variações distintas de 2008 para 2009. A estimativa é de acréscimo de 2,2% na área de soja, queda de 4,6% na de milho e aumento de 1% na de arroz. Quanto à safra, apenas o arroz deverá ter avanço, de 4,2%. Para soja, a estimativa é de queda de 4,8% e para o milho, de 13,3%.

Em relação à área a ser colhida, de um ano para o outro, a projeção é de queda de 0,2%, totalizando 47,2 milhões de hectares. Assim, a safra de grãos ficará distribuída entre as regiões Sul, com 52,6 milhões de toneladas; Centro-Oeste, com 48,9 milhões; Sudeste, com 17,2 milhões de toneladas; Nordeste, com 11,7 milhões de toneladas e Norte, com 3,8 milhões.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação