Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Processos na Justiça 89% dos são de governos e bancos

1 Abr 2011 - 07h44Por R7
Os órgãos que compõem os governos federal, estadual e municipal, somados aos bancos, são as instituições que mais demandam trabalho da Justiça. Juntos, eles representam 89% das 100 maiores entidades litigantes (as que processam ou são acusadas) nas Justiças Federal, Estadual e do Trabalho.

O levantamento foi realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão do próprio Judiciário criado há cinco anos para avaliar o desempenho dos tribunais. Não foram levadas em conta as ações do Ministério Público, de instâncias mais específicas da Justiça e de tribunais em alguns Estados com dados não confiáveis (MG, PB, RN e SE).

No bolo dos maiores litigantes, fica claro o peso do governo federal e bancos. Nas ações, 38% envolvem órgãos do setor público federal; 38% envolvem os bancos; 8% o setor público estadual; 6% as empresas de telefonia; 5% o setor público municipal; e os 5% restantes englobam diversos outros.

Só União, Estados e municípios, portanto, representam 51% dos envolvidos.

A entidade que mais pesa para a Justiça é o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que toma conta das aposentadorias, com 22,3% das ações. Em seguida, estão a Caixa Econômica Federal (8,5%), a Fazenda Nacional, responsável pelos tributos (com 7,4% de participação), a União, com órgãos públicos federais (7%), e o Banco do Brasil (4,2%).

Ao apresentar os números nesta quinta-feira (31), o secretário-geral do CNJ, Felipe Marcondes, reconheceu a necessidade de mudanças para a Justiça atender melhor a população.

- O Judiciário às vezes gasta todo seu tempo, todo seu trabalho, para um número pequeno de pessoas em vez de atender aos mais necessitados. A população não quer mais papel, mais sentenças indecifráveis, quer mais resultado.

Com relação aos bancos, a diretora de pesquisas do CNJ, Leda Bandeira, disse que uma das causas é a prática de bancos endividarem as pessoas.

- Existe uma prática de superendividar o indivíduo, até o ponto onde ele não dá conta de pagar, até levar a questão às instâncias judiciárias.

Nas ações referentes à telefonia, o secretário-adjunto da presidência do CNJ, José Guilherme Vasi Werner, atribuiu a alta demanda à própria expansão dos serviços no país.

- Aumentou o crescimento da economia e o número de empresas prestando serviços à população, com consumidores mais esclarecidos.

Os dados serão a base para as discussões que o Judiciário fará com diversas instituições públicas e privadas nos próximos dias 2 e 3 de maio em São Paulo, com o objetivo de encontrar soluções.

Entre as medidas estudadas, está uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que impede que todas as ações sejam levadas ao STF (Supremo Tribunal Federal), a mais alta instância da Justiça, ou a tribunais superiores, via recursos. A partir da decisão da segunda instância (Tribunais de Justiça dos Estados), a sentença já começaria a ser cumprida.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul